Oferta e Demanda para seus alunos: exercício sobre médicos escravos e não-escravos

Suponha um mercado de consultas médicas. A situação inicial é a de um equilíbrio em que as consultas são menores do que as governalmente desejadas (não necessariamente o “governalmente” é sinônimo de “socialmente”).

a) Ilustre o equilíbrio inicial.

b) Suponha que os governos municipais ofereçam uma remuneração real contratual wª maior do que w de equilíbrio. Ilustre o impacto desta medida, ceteris paribus.

c) Após o item anterior, os médicos percebem que o contrato não é cumprido. Ilustre o que acontece, ceteris paribus.

d) O governo federal faz a seguinte proposta ao governo municipal: “- Nós temos médicos escravos que trabalham por menos do que o w de equilíbrio e nós vamos custeá-los. Caso você mande embora seus médicos caros, inclusive, pode substituí-los por estes novos, mais baratos”. Mostre o que acontece, ceteris paribus.

Interregno: os governos municipais não investem na melhoria da infra-estrutura, desperdiçando a economia com obras inúteis (uma hipótese razoável para o Brasil). Após alguns anos, novas faculdades de medicina surgem. A demanda e a oferta de médicos torna-se mais w-elástica em grande parte de sua extensão (a hipótese tradicional).

e) Após as eleições, o novo presidente acaba com o programa de médicos escravos. Parte deles vai embora e parte consegue sua liberdade ficando no país e validando seu diploma (suponha, aí sim, uma hipótese irrealista, que o custo de (re)validação é zero). O novo presidente resolve substituir os antigos médicos escravos por médicos brasileiros. Dado que novas faculdades abriram ao longo dos anos, o que acontece, ceteris paribus?

f) Como a infra-estrutura dos postos públicos de saúde não mudou ao longo do tempo, especule sobre a durabilidade dos novos médicos em suas novas posições. Discuta também o custo-benefício de se trocar médicos escravos por médicos com alta mobilidade (i.e., cujas famílias não são reféns de uma ditadura). Especule adicionalmente sobre a remuneração real (suponha, como em todos os itens anteriores, que não há inflação e/ou que a mesma tem efeitos desprezíveis).

Entregar no final da aula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s