“Não quero dados oficiais, quero coletar os meus próprios”

capturar-2Uma vez, na discussão da minha tese, meu co-orientador chamou um dos pesquisadores mais inteligentes de História Econômica que já vi, Jean-Laurent Rosenthal para me espancar. Em meio aos comentários, ele me disse algo como: “coletar dados é bom porque você não faz só as pesquisas que o governo quer”. Ele se referia ao fato de muita gente se acomodar com as bases de dados disponibilizadas oficialmente. Sim, esta foi uma lição que eu apreciei.

Digo isso porque agora há um livro novo na praça que eu recomendo para quem deseja saber como é coletar dados in loco. Muito além da opinião de “especialistas” que discutem o futuro das pessoas em uma cafeteria degustando um café de grãos selecionados ou sob os holofotes de um programa vespertino de TV. Trata-se do livro do Pery Francisco Assis Shikida.

Destaco o caráter empreendedor (Hayek!) do autor, ao buscar agregar informação dispersa em locais geralmente pouco agradáveis. Aos que não sabem, ele começou, mas nunca terminou, o curso de Sociologia na graduação o que parece me mostrar que há algo de auto-seleção (ou, para alguns, path dependence) na escolha da pesquisa.

Aliás, falando em Hayek e agregar informações…estudos similares aos do Pery, existem por aí. Para os EUA, por exemplo, há o estudo da economia das gangues (David Skarbek, salvo engano, orientando do Peter Boettke). O livro se chama: “The Social Order of the Underworld: How Prison Gangs Govern the American Penal System” e sua página é esta: . Imagino que algum orientando do Pery poderá trabalhar em tema assim no Brasil (se bem que os riscos…).

Só sei que se eu não ganhar uma cópia autografada, multiplicarei o conteúdo deste texto por “-1”. (atualização: minha ameaça surtiu efeito, mas ela era não-crível…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s