O político ideal, na visão de Tavares Bastos

“Nas gravíssimas circunstâncias do Brasil só reformas liberais em todos os assuntos podem salvá-lo. Como à Rússia, como à Áustria, como à França, chegou o seu dia também. Acreditara no prestígio despótico da autoridade, como o menino se confia à onipotência do mentor, como o povo de Deus libertado ao seu guia nos desertos. Mas o despotismo decididamente não pode mais galvanizar cadáveres. Quando as ruínas caem aos pedaços, invoca-se a única medicina conhecida, o choque elétrico da liberdade.

Mas, quem ministrará, meu amigo, ao Brasil sequioso a água refrigerante das doutrinas salvadoras? Serão os homens que há tantos anos monopolizam todos so cargos do Estado, e cuja condenação os acontecimentos estão lavrando de modo irresistível? Esses homens não pensam nem possuem convicções: seus discursos são plágios, seus decretos cópias, suas palavras repetição sem elegância das frases que leram no primeiro livro encontrado. Assim se ilustram, granjeiam fama, e nos governam. (…)

É necessário, é indispensável, é urgente entregar o governo do país a indivíduos que tenham visto o mundo, que saibam abrir e alongar os olhos por toda a extensão do ‘Eldorado’ que habitamos. Não é um japonês que há de civilizar o Império do Japão. No governo do Brasil deviam assentar-se indivíduos com uma imaginação cosmopolita de Goethe, e uma cabeça universal de Humboldt”. [A.C. Tavares Bastos. Cartas do Solitário, Brasiliana, V.45, Edição comemorativa do centário da morte do autor, 1975, Companhia Editora Nacional, p.102]

Ok, Tavares Bastos não levou em contaa famosa política de envio de japoneses para a Europa, após a abertura forçada do país, com a declarada intenção de absorver tecnologia (institucional, inclusive) no novo Japão que surgiria ali por volta da era Meiji.

Dito isto, a impressão que dá é que Tavares Bastos não votaria em vários candidatos à eleição presidencial deste ano, caso pudesse ser ressuscitado. (momento normativo: eu aposto, aliás, que ele votaria em alguém NOVO. ^_^)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s