Interesses “ocultos” na imigração alemã para o Brasil, globalização, etc

Trecho interessante sobre a imigração alemã.

Por outro lado, seria mister desviar a emigração alemã de países como Estados Unidos, Austrália e Argentina que de fato com as suas exportações baratas se estariam transformando em perigosos concorrentes dos produtos agrários alemães. No sul do Brasil, os colonos alemães produziriam para o mercado interno brasileiro, embora consumissem antes de tudo produtos importados da Alemanha. Daí, contribuiriam à criação de um grande mercado para a indústria e comércio alemães. [Richter, Klaus. “A sociedade colonizadora hanseática de 1897 e a colonização no interior de Joinville e Blumenau. 2a ed., Florianópolis, UFSC, FURB, 1992, p.28]

Obviamente, muita gente vai dizer que isso é “globalismo” e tentará associar a imigração alemã para o sul do Brasil a alguma conspiração comandada pelo Soros (bom, não vai dar, neste caso, por conta da época, mas o pessoal sempre tenta, né?).

Claro que pessoas podem ter interesses, por assim dizer, conspiratórios, o que não quer dizer que conspirações se sustentem  facilmente como qualquer um que tenha estudado um pouco de Teoria dos Jogos (e História Econômica, com ênfase em Organização Industrial) poderá atestar. Isso tudo, claro, assumindo que exista, de fato, uma conspiração, o que nem sempre é verdade.

Um ponto interessante do raciocínio citado no trecho é que, ao promover a emigração para diversos países do mundo, cada país promoveria maior integração por conta das peculiaridades locais (produtos do país de origem). De certa forma, isso nos lembra que maior e mais integrado comércio global pode valorizar muito produtos locais ao contrário do que dizem alguns. Deve ter algo de interessante naquele modelo do Sachs de tradeables-non-tradeables (modelo TNT) para ser usado aqui, acho eu.

 

Anúncios

Uma resposta em “Interesses “ocultos” na imigração alemã para o Brasil, globalização, etc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s