Por que não estranho a posição do Distrito Federal? (uma tentativa de ironia sem muita convicção, mas com muita vontade)

df_rentseek

Pessoal do Centro de Liberdade Econômica da Universidade Mackenzie gerou um ótimo bem público com o índice de liberdade econômica estadual. Espero que não falte o apoio necessário para que melhorem a metodologia e, o mais importante, para que possam avançar a série (ou mesmo gerar valores para o passado).

Sobre o gráfico acima, claro, como sempre digo aqui, uma correlação não faz verão  porque, claro, correlação não é causalidade. Dito isto, os dados foram normalizados (no sentido estatístico, obviamente, do termo). Assim, por exemplo, no I quadrante, temos estados que estão acima da média em ambas as dimensões.

Claro que não dá para fazer muitas inferências, mas a tentação de ser irônico com o nosso DF é grande: baixa liberdade econômica e elevado PIB per capita. Há um cheiro forte de rent-seeking no ar, mas não serei peremptório. ^_^

Anúncios

4 respostas em “Por que não estranho a posição do Distrito Federal? (uma tentativa de ironia sem muita convicção, mas com muita vontade)

  1. Está mal explicado esse índice. Veja que a dimensão Gasto do Governo eleva o índice e por esse quesito o DF teria uma alta LEE (!) O que prejudica a colocação final de Bsb é ter a segunda mais elevada tributação, fazendo o LEE desabar. Segundo esse critério, parece estranho constatar que FPs são mais tributados

    • Não entendi bem o comentário (FP?), mas os dados do LEE não me mostram exatamente o DF nas primeiras colocações. Bom, de qualquer forma, os dados estão lá no site deles e obrigado pelo comentário!

      • FP = Func. Públicos.
        “os dados do LEE não me mostram exatamente o DF nas primeiras colocações” Exato, e quando interagimos com os dados descobrimos que o DF tem baixa LEE pq a tributação é elevada alí (estariam afirmando que FPs pagam mais imposto, e isso decresce LEE? paradoxal). Já o quesito ‘Gastos do Governo’, eleva a LEE! mais gastança mais LEE. Pirou.
        Enfim, achei fajuto o índice, parece mais que o pessoal usá-lo pra mostrar que manja de javascript e que já sabem usar o public.tableau

      • Entendi. Bom, eu não diria que o índice é “fajuto”, Humberto. Sei que o pessoal demorou um bocado para finalizar a metodologia e a construção do índice (não, não fiz parte disso). De qualquer forma, todo comentário e toda sugestão é importante para que eles possam aprimorar isso. Obrigado de novo1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s