O problema das lesões no sumô

292px-asashoryu_fight_jan08Como não poderia deixar de ser, é um problema relacionado com a oferta e a demanda. Do lado da demanda, o autor deste artigo (artigo de jornal, ok?) chama a atenção para o aumento da popularidade do esporte (o que é ótimo!) com o consequente aumento da procura dos atletas por parte de prefeituras (para exibições).

Do lado da oferta, o sumô exige indivíduos fortes e pesados. O autor também aponta para um aumento do peso e da altura médios dos lutadores ao longo dos anos (segundo o “Sumo Kimarite Picture Book, da “Beisebol Magazine Ed., 2016”), a altura média evoluiu de 1.79 para 1.85 cm e o peso médio, de 116 para 164 kg entre 1960 e 2015 (ver p.106) . Como é um esporte de impacto sem proteção (como o rugby, por exemplo), não é estranho que as lesões se tornem mais frequentes.

O problema, como em qualquer esporte, é encontrar o número de lesões ótimo. Neste caso, trata-se de minimizar o número de lesões e o que incomoda os lutadores é que eles podem cair no ranking caso se ausentem muito (veja o artigo citado). A última temporada ilustra bem as consequências disso com muitas ausências notáveis entre os principais lutadores (yokozunas e oozekis).

É verdade que, sem eles, aumenta a incerteza quanto ao resultado do torneio (aumenta o chamado balanço competitivo), mas o outro lado da história é que o balanço aumentou porque alguns dos melhores competidores estão ausentes e isso não necessariamente atrai mais público para as temporadas.

p.s. Eu não tenho os dados de público por temporada, mas já sei onde encontrá-los. (^_^)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s