Busca de ovos (no google) e busca de galinhas (claro, também no google) e um resultado que mudará o seu jeito de pensar (ou vai te fazer nunca mais voltar a este blog)

O artigo clássico da literatura nacional sobre ovos e galinhas – na minha viesada opinião – é este. Obviamente, trata-se de uma questão muito importante para a vida das pessoas (sem falar que envolve milhares de empregos).

Bem, hoje eu voltei a usar o google trends para fins outros (malignos?) e encontrei este gráfico.

ovosegalinhas

Claro que tive que fazer um teste de causalidade para ver se haveria uma “robustez” do teste de causalidade do artigo citado. Afinal, se ovos (não) Granger-causam galinhas (e vice-versa) com dados do mundo real (produção de ovos e galinhas poedeiras), porque não testar o caso dos impulsos psicológicos que motivam as buscas das palavras “ovos” e “galinhas”? Não foi Keynes quem disse que a função consumo tinha “bases psicológicas”? O Nobel de Economia não foi para um cara que trabalha com esta tal de “motivação psicológica”?

Não perdi tempo! Lá fui eu para o R e, bem, eis as variáveis: x = ovos e y = galinhas (o nome dos eixos, aqui, não tem função alguma, exceto a de tentar dar um ar de seriedade ao post). Um pouco de estimações e eis que posso anunciar o resultado (ao som da banda da praça): para a hipótese nula de que ovos não Granger-causam galinhas, obtive um F = 0.6972 com p-valor de 0.6527. Já para a hipótese de que galinhas não Granger-causam ovos, obtive um F = 2.4705 com p-valor de 0.0325. Traduzindo, a brincadeira gerou um resultado que aponta relativamente mais para a causalidade de ovos para galinhas do que o contrário.

Será este um resultado revolucionário que mudará sua percepção de mundo? Serei chamado (e pago com bitcoins) para palestrar sobre a filosofia, a economia, a diversidade e o bem-estar no Brasil em crise? Não creio. Mas pelo menos foi divertido brincar novamente com o pacote gtrendsR.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s