Economia do Futebol – Relembrando a Divisão de Acesso do Gauchão 2017

As imagens a seguir mostram a evolução do desempenho das equipes participantes da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de 2017 em termos dos gols fora e dentro de casa (ou seja, como “mandantes” e como “visitantes”). Vale lembrar que, em apenas um jogo, entre Internacional de Santa Maria e Glória e Pelotas, houve necessidade de decisão por pênaltis, motivo pelo qual há um pico na produção do primeiro time (5 gols). O resultado, sem pênaltis, foi de 1 x 0 (nos pênaltis: 4 x 2).

No primeiro gráfico, o desempenho de cada equipe como visitante (o eixo horizontal ordena as partidas e o eixo vertical apresenta o número de gols). No segundo, com os mesmos eixos, o desempenho de cada equipe como mandante.

divacess1divacess2

Difícil achar uma tendência, não? Aparentemente, apenas o Santa Cruz apresentou alguma evolução, mas como visitante. Quer ver o desempenho dos mandantes na métrica “gols marcados menos gols sofridos”? Eis aqui o gráfico (por algum motivo, que ainda não consegui corrigir, o título saiu cortado).

divacesso3
Hoje é domingo e o Lobão (EC Pelotas) tem uma decisão importante. A equipe é bem diferente da que disputou a divisão de acesso e, bem, vamos torcer!

20161213_160726

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s