Presídios pelo mundo, R e um – injustamente curto – agradecimento

O prof. Pery Shikida tem feito um ótimo trabalho com pesquisas in loco para nosso maior entendimento acerca da economia do crime em presídios. Entretanto, também é bom termos dados agregados, ainda que, como tudo na vida, os mesmos sejam sempre imperfeitos, etc (antes que você pense em criticar o uso de dados em ciência, quero lembrá-lo de que seu último exame de sangue para doenças foi feito com seu material, tão imperfeito e poluído quanto qualquer dado econômico, ok? Obrigado. De nada).

Neste sentido, pesquisadores com muita boa vontade geram sempre bens públicos (veja a definição em um livro de economia básico qualquer) interessantes usando o R, por exemplo. Este aqui é um deles. Obrigado aos pesquisadores que criam estes programas em R para divulgar suas pesquisas facilitando-nos o acesso aos dados (o que estimula novas pesquisas).

Sou muito grato a gente assim, que nem sempre faz textão com vazios protestos sobre problemas que não existem, mas procuram sempre nos ajudar a entender a realidade com método (científico).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s