O prof. Pery Shikida tem feito um ótimo trabalho com pesquisas in loco para nosso maior entendimento acerca da economia do crime em presídios. Entretanto, também é bom termos dados agregados, ainda que, como tudo na vida, os mesmos sejam sempre imperfeitos, etc (antes que você pense em criticar o uso de dados em ciência, quero lembrá-lo de que seu último exame de sangue para doenças foi feito com seu material, tão imperfeito e poluído quanto qualquer dado econômico, ok? Obrigado. De nada).
Neste sentido, pesquisadores com muita boa vontade geram sempre bens públicos (veja a definição em um livro de economia básico qualquer) interessantes usando o R, por exemplo. Este aqui é um deles. Obrigado aos pesquisadores que criam estes programas em R para divulgar suas pesquisas facilitando-nos o acesso aos dados (o que estimula novas pesquisas).
Sou muito grato a gente assim, que nem sempre faz textão com vazios protestos sobre problemas que não existem, mas procuram sempre nos ajudar a entender a realidade com método (científico).