A função de produção Cobb-Douglas é…de Wicksell

wick2Provavelmente isso é ignorância minha, mas algum professor me disse que a função de produção Cobb-Douglas havia sido inventada por ambos. Então, agora, tentarei me redimir com qualquer um que tenha ouvido de mim que Cobb e Douglas foram os caras que criaram a função.

Hoje, conversando com alguns alunos após o final da aula, discutíamos a elasticidade de substituição constante e o assunto ficou em minha cabeça (quando aluno quer discutir um tema divertido, a gente acaba prolongando os pensamentos na direção do tema).

Em casa, ao ler o bom e velho Brems (Quantitative Economic Theory – A Synthetic Approach), um livro de 1968 que sempre me acompanha, vi que o correto é que Cobb e Douglas foram os primeiros a estimar a função (o artigo clássico está aqui). Adivinhe quem propôs a função?

Conforme Brems, foi ele! Quem? O homem da regra da unanimidade (que Buchanan reputava como um dos pais da Public Choice), o cara dos insights sobre taxa de juros natural. Sim, ninguém mais, ninguém menos que…Knut Wicksell (o nome que está impresso na minha camisa da seleção sueca ^_^).

De fato, como indicado por Brems, na p.128 do clássico livro de Wicksell, você encontra a funçãozinha. Fui lá conferir e…bem, olha ela aí embaixo, toda serelepe.

wick1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s