Religião explica tudo?

Segundo alguns especialistas em tradução livre de textos estrangeiros e disseminação de conteúdo midiático (e também segundo muita gente de bem), a religião explica a proeminência de eventos violentos envolvendo terroristas islâmicos nas notícias. Assim é o mundo dos “debates” na era das redes sociais.

Mas aí o Estado Islâmico assume um atentado no Irã. Você pode ou não achar – como eu – que dados nos ajudam a entender a realidade, obviamente, sob algum viés teórico, mas fica difícil dizer que todos os islâmicos são terroristas em potencial. Até o momento, iranianos não se explodiram em massa (ou em grupos, ou individualmente) em protesto ao atentado e olha que já se passaram algumas horas.

Ok, o islamismo moderado não é lá aquelas coisas, mas o problema não é o islamismo (ou os islamismos, para ser mais exato) ou o catolicismo, etc. O problema é a mentalidade radical. Black Blocs não são islâmicos e não perdem muito em sua pronta disposição de usar da violência para atingirem seus objetivos.

O que faz alguém revoltado contra algum(ns) aspecto(s) da sociedade recorrer à violência? Ser especialista em escrituras cristãs  apenas não me explica a violência de alguns cristãos. Ser especialista em análise de dados apenas, também não. Saber bem ambos? Eis aí um achado raro.

Da minha ignorância (sem falsa modéstia, sou mesmo ignorante em um bocado de coisas), apenas sei que: (a) “cultura” é um conceito para lá de complicado (muda com o tempo, sabe-se lá como), (b) “religião” não é sinônimo de fraternidade ou de violência, mas pode haver algum efeito, (c) imigração não é um problema em si, mas um problema que envolve mais variáveis (talvez a intolerância dos imigrantes e dos que recebem os imigrantes seja uma pista), (d) é preciso medir melhor o evento terrorista (conversas(/leituras) rápidas com o Lucas Mafaldo e o Leonardo Monasterio me convenceram disso).

Bom dia para você que está vivo ainda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s