Pepe Guardiola e sua vida no mestrado de Economia

220px-josep_guardiola_0525Passei os olhos pelos dez mandamentos de Pepe Guardiola e resolvi adaptá-los para sua vida no mestrado. Como sabemos, você entrou no mestrado crente que seria aquela moleza da graduação, só que com menos festas durantes os dias da semana. Então você fez um curso de verão e descobriu que a vida adulta é algo como: no pain, still no gain.

Eu sei. Você chorou. Lá no fundo, secretamente, você chorou. Pensou até em jogar “Baleia Azul”, mas ainda lhe resta alguma força de vontade. Eis que você busca algum estímulo em coisas que gosta. Alguma motivação. Então você começou procurando “motivação” ou “auto-ajuda” na rede e, sem querer (mesmo), caiu aqui. Bem, seus problemas acabaram (ou vão piorar muito) porque meu humor não é dos melhores (por isso nunca me convidaram para apresentar talk shows).

Pensando em sua angústia, elaborei minha adaptação original dos princípios de Pepe Guardiola. Sei que não serão o best-seller do mestrado (este lugar já foi ocupado pelo Leo Monasterio) mas, o que me importa? Vai que alguém encontre aqui alguma dica útil para si mesmo aqui. Caso não encontre, pelo menos poderá se divertir um pouco. Apresento-lhes, então…

Os dez mandamentos de Pepe Guardiola adaptados por Claudio Shikida em prol de sua sanidade mental no mestrado (e também em prol da sanidade mental de quem corrigirá suas provas)™

1. Ball Possession: possession is only a tool.

Este princípio é importante. Vamos usar a regra básica dos manuais de auto-ajuda que é transformar isso em algo diferente usando a metáfora mais elástica possível. Bem, no seu caso, mestrando, a posse de bola equivale a algo que você reputava inútil quando da graduação, principalmente se você é destes frágeis seres da geração Y-Z.

Sim, falo da posse do livro. Não me venha com esta de passar o dedo pelo celular. Tenha o livro em mãos. Sim, o livro físico. Deixe o ebook como apoio, como reserva, no banco mesmo (ele serve como reforço no banco do ônibus, privada, etc). Livro físico é investimento, não gasto. A posse do livro não é suficiente, mas é condição necessária para vencer o jogo.

2. Numerical superiority in defense and numerical or positional in the center of the field.

Este princípio pode ser traduzido como: faça exercícios de todos os tipos. Exercícios básicos e intermediários te dão musculatura (mental e física…as mãos doem, filho da era digital, quando se escreve). Exercícios avançados são importantes. Eu diria que uma combinação convexa dos mesmos é importante, sendo os avançados os que te colocam ali no centro do campo.

3. Maximum width of the field to find the greatest possible depth, combining them with sequences of passes to attract opponents and free an attacker for their individual duel.

Spock_(mirror)Ah sim, contra quem estamos jogando? Contra nossos similares do mundo paralelo no qual Spock tem barba. Sim, estamos jogando contra nosso lado preguiçoso e festeiro. Temos que enganar estes malignos seres e vencê-los. Como fazer isso? Ocupar o máximo possível do tempo com estudos e tentar viver um lazer mais interativo com o que se estuda (entender, rir ou até mesmo formular piadas de economistas pode ajudar).

4. Place the players on different lines to facilitate the start of the game and the compact advancement.

Planeje seus estudos com organização. Organize seus exercícios conforme as linhas de jogo (básicos, intermediários, analíticos, algébricos, numéricos, enfim, escolha sua taxionomia). O importante é estar bem compacto (fechado e limitado) para a batalha.

5. Search for “3rd man” in all actions of construction of the game and “free men” between pressure lines of the opposing team (“3rd man” = search for “free man” from a triangle).

Perceba aqueles elementos da teoria que se encaixam em soluções que vão te ajudar a sair dos problemas (algo como f'(k) = n + ρ ou a produtividade marginal ser igual à remuneração real). Estes caras sempre nos são úteis…

6. Defensive protection through possession of the ball (as Pep Guardiola says: “the best way to cool a warm environment is to have the ball”) and the selective use of pressure after its loss.

Digamos que você está no meio do exercício (geralmente ele ocupa cinco ou mais páginas) e descobriu que errou um sinal lá na segunda linha da primeira página. É psicologicamente devastador e dá raiva né? Mas você tem que preparar seu material de estudo para a proteção defensiva.

Minha dica é: use apenas um lado da folha e deixe o verso vazio. Passei a adotar isto há tempos e, embora use mais folhas, sempre tenho o verso para corrigir (e não jogo fora o papel, marcando claramente meu erro o que me ajuda a não cometê-lo novamente). Ah sim, você pode até não seguir minha dica, mas deve ter alguma solução similar.

7. Respect the positions, encouraging the exchange of players in them, and giving priority to be the ball arriving to the player who is waiting for it and not vice versa.

Exercícios a serem resolvidos devem estar sempre muito bem organizados em seu caderno. Respeite a ordem de solução e tenha cuidado ao fazer fatorações. Em especial, no caso da Ciência Econômica, há que se isolar termos de forma inteligente, como dizia um professor meu.

Por exemplo, vamos falar de respeitar posições aqui. Digamos que você precise encontrar uma razão entre elasticidades distintas. Então tente rearrumar os termos da expressão algébrica até chegar lá. Jamais seja preguiçoso! Novamente: não basta chegar em um resultado algébrico que ninguém consegue intepretar economicamente (inclusive você). Daí a importância de se isolar, fatorar, reorganizar, enfim, fazer o que for possível para que a expressão final tenha um sentido claro.

8. Excellence in the technical gesture, including in relation to the body position in the reception and in the pass, and look for passes that improve the position of the teammate.

Talvez este princípio possa ser aplicado em nosso contexto para falar de capricho nos exercícios (ou nas respostas que você redigirá em prova). Não, não se trata de ter letra de professora de criança. Assim como jogadores de futebol não precisam ser modelos de beleza, você não precisa ser o mais belo (embora isso possa ajudar no mercado de trabalho). Entretanto, a técnica apurada (e Musashi Miyamoto já dizia o mesmo em seu clássico O Livro dos Cinco Anéis) é importante. Gráficos têm nomes nos eixos, nomes de variáveis devem estar claros ser claras e as passagens entre uma operação e outra devem ser claramente indicadas. Isso ajuda muito não apenas para o professor que corrigirá a prova, mas também para sua própria organização mental.

9. Maximum intensity in all moments of the game, understood as concentration capacity.

O mestrado (pelo menos o de Ciência Econômica) é cruel. Não se pode distrair por um segundo que a revelação da identidade de Roy passa despercebida (e talvez você nunca mais a encontre…). Não é que você não possa tomar café, almoçar ou fazer uma caminhada para relaxar. Mas, como no futebol, concentração é tudo. Ao fazer uma lista de exercícios, evite o celular ou o computador (eu sei, é difícil) ou a TV. Foco é fundamental durante toda a lista/prova/mestrado.

10. Dominant position in the field (reflected in the advanced defensive line) and clearly offensive orientation.

Ah sim, nosso inimigo é o Spock de barba, não é mesmo? Ele assusta, eu sei. Seria muito mais tranquila a sua vida se você não tivesse feito a prova da ANPEC mas, claro, você enfiou na cabeça que um mestrado seria uma ponte para você enriquecer, mudar de vida, sair das asas de sua mãe dominadora ou, sei lá, achou que iria ganhar muitas mulheres lindas na noite usando argumentos tirados da Microeoconomia, não é mesmo?

Não é difícil perceber que as coisas podem não terminar tão bem assim agora que você se embanana todo com a derivação de uma nota de rodapé do livro de microeconomia do Varian (é, eu sou raiz, não “nutella”).

Avance suas linhas defensivas. Vamos marcar mais em cima, né? Mãos à obra. A meta é começar o dia com intensidade, lendo muito e fazendo muitos exercícios. Não caia na conversa do Spock de barba. Ele vai tentá-lo como Satanás. Vai tentar convencê-lo com palavras bonitas, descontextualizadas. Tentará convencê-lo de que a sociedade-é-culpada-de-você-estar-assim-tão-ansioso-fora-neoliberalismo ou coisas assim.

Jamais lhe dê ouvidos. Você escolheu seu destino e agora deve encará-lo. Pense nos 10 princípios de Pepe Guardiola adaptados – brilhante e modestamente – por mim, aqui, de maneira meio solta, como um guia para ajudá-lo a se readaptar para uma vida melhor, ainda que ela não lhe pareça próxima agora.

Você pode assumir a liderança na tabela deste campeonato! Como no futebol, isso demandará um bocado de esforço. Bem, eu sobrevivi (sequelado, eu sei…). Por que é que você não conseguiria? Seja generoso com você mesmo e se dê a chance de viver esta experiência. Pode ser que valha a pena.

p.s. gostou das dicas? Comente aí. Quer criticá-las ou comentá-las em seu texto/blog/undsoweiter? Por favor, honestidade acadêmica: cite a fonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s