Presente de Natal – Publicação na (infelizmente extinta) REA do Insper

A decisão que mais lamento é esta do Insper de encerrar um periódico tão bom como a REA. Enfim, os números atrasados foram atualizados e meu último artigo lá foi, finalmente, publicado. Infelizmente, a data é retroativa e saiu no último volume (o de 2014), número 3. Parece que só regularizarão o acesso ano que vem (a página está com problemas técnicos).

É um artigo em homenagem ao falecido Ernani Teixeira, o pai do Ibmec Minas Gerais.

Política Monetária, Produto e Preços: Contribuições de Peláez e um teste de tri-causalidade para o período 1861-1970

Claudio Djissey Shikida, Ari Francisco de Araujo Jr, Erik Figueiredo

Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar se o uso do protocolo moderno para tratamento de séries temporais corrobora os resultados encontrados anteriormente na literatura. Especificamente, analisamos o argumento não-estruturalista dos efeitos de política monetária desenvolvida na década de 70. As contribuições deste artigo são: (a) revisar os argumentos não-estruturalistas tal como expostos por Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan e, posteriormente, em toda a obra do primeiro e, (b) testar a causalidade entre moeda, produto e preços, central no argumento dos autores, sobre a importância da política monetária, com um teste de tri-causalidade, desenvolvido por Hill (2007). Os resultados originais dos autores são corroborados, já que a política monetária (medida pela base monetária) tem efeitos sobre o produto nominal, mas não sobre o real.
Palavras-chaves: Política Monetária, Tri-Causalidade, História Econômica do Brasil, História do Pensamento Econômico Brasileiro.

Os co-autores dispensam apresentações, não é?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s