Por que você tem que aprender os conceitos de média e mediana? Para entender melhor as políticas públicas no seu país. Sim, isso mesmo!

Eis uma belíssima observação do livro de Alston et al (2016)do Bernardo Mueller e do Lee Alston,“Brazil in Transition: Beliefs, Leadership, and Institutional Change”:

“In Brazil, the ratio of median to mean income has gone up from 0.45 in 1976 to 0.59 in 2009. This data suggests that important changes have taken place in the political equilibrium. They also indicate that the fall in inequality in Brazil over the past two decades is not a temporary fluctuation but rather the result of deep systematic changes in the country’s social contract”. [p.136]

A distância entre as rendas mediana e média, também nos lembram os autores, é uma contribuição do clássico artigo de Meltzer e Richard (o famoso Meltzer & Richard (1981)). Digo, eles não inventaram a medida de distância mas, até onde sei, foram eles que atribuíram à dita cuja a interpretação intuitiva, mas poderosa de ser uma boa ‘proxy’ da pressão política por redistribuição em uma sociedade.

Trechos assim nos lembram que, muitas vezes, é podemos obter muita intuição do básico. Aí o aluno me pergunta: por que eu aprendo média e mediana no curso? Não tá de bom tamanho fazer umas contas com uma amostra de bolinhas vermelhas e verdes ou com umas cartas de baralho?

Como você percebe do trecho acima, não, não basta. Um economista tem que entender o conceito, não apenas aplicá-lo. Veja como aprendemos um bocado sobre pressões por políticas redistributivas usando apenas a distância entre as rendas média e mediana!

Anúncios

2 respostas em “Por que você tem que aprender os conceitos de média e mediana? Para entender melhor as políticas públicas no seu país. Sim, isso mesmo!

  1. Pingback: Por que você precisa aprender os conceitos de média, mediana e moda (mais uma vez)? | De Gustibus Non Est Disputandum

  2. Pingback: Retrospectiva 2016? | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s