Sei ver fotos no Insta e uso o Zap. Sou um gênio? Ou ao menos um bom estudante?

Parece que não. Veja o caso do exame da OCDE. Ele é bem simples: os alunos só precisam saber filtrar informações na internet. Não me surpreende o resultado. Ah sim, mais um pouco sobre a tecnologia necessária para você aprender a fazer bom uso da internet:

O estudo sugere que o acesso e uso de computador importa menos no desenvolvimento da capacidade de navegação e leitura online do que um bom preparo básico. Sugere também que a habilidade para navegar na internet pode ser ensinada e adquirida com a ajuda de pedagogias e ferramentas tradicionais.

Veja, é como esta história de que precisamos colocar tablet na mesa dos alunos: não quer dizer nada. A comunicação acelerada dos “zap” não é sinônimo de aprendizado. Tudo depende de como você usa a ferramenta (a tecnologia ou, para os alunos de Microeconomia, a função de produção).

Digamos que existam dois alunos, X e Y. Muito amigos, conversam muito sobre tudo: desde parafusos e porcas passando por garotas até futebol e deveres de casa. São dois adolescentes típicos. Entretanto, ao entrar em sala, X usa o celular na função “zap” para conversar com amigos de outras escolas, enquanto Y o utiliza para pesquisar informações a pedido do professor. Pronto. Já temos um uso diferente do mesmo celular. Duas funções de produção distintas.

Agora, pense em outros dois alunos: Z e W. Ambos pesquisam informações na internet, mas Z não sabe distinguir uma fonte confiável (e isenta) de informação de outra. Por exemplo, W sabe que a página do IBGE é um bom lugar para se obter informações sobre a inflação, enquanto que Z apenas digita “inflação” no mecanismo de busca e usa o primeiro link que lhe for de leitura confortável. Já percebeu, né?

Estamos na lanterna porque não educamos os estudantes. Ou seja, eles não entenderam que há custo de oportunidade em se usar o celular em sala de aula (na balada) para outros fins que não os da aula (balada). Simples assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s