Ceausescu, o espertinho

Vamos nos divertir um pouco com uma discussão entre Gorbachev e Ceausescu, às vésperas do fim do socialismo europeu (1989) em uma reunião de líderes dos países-colônia (ou satélites) da ex-URSS.

Nosso personagem é o tirano Nicolae Ceausescu que, como todo ditador megalomaníaco e chato, resolve pegar no pé do líder soviético em um assunto delicado: a liberalização politica da Tchecoslováquia.

Como sabemos, apesar do silêncio de muitos que hoje se dizem “progressistas”, a URSS invadiu a Tchecoslováquia e fez o que quis por lá. Não foi uma história bonita e geralmente a galera que curte socialismo não gosta de se lembrar disto. Mas vamos à parte divertida. O trecho a seguir reproduz parte da tensa discussão no qual o pequeno tirano dá uma bela rasteira retórica em Gorbachev, na citada reunião.

Quase no final [da reunião], Gorbachev mencionou que podíamos nos declarar de acordo com o texto, já que até o camarada Ceausescu estava de acordo. Diante do que Nicolae Ceausescu replicou: ‘Embora tenhamos dado nossa opinião há tempo, podemos estar de acordo com esse texto. Mas posso dizer que, se nós o tivéssemos redigido, o comunicado teria ficado muito melhor. (…) Mikhail Gorbachev interveio prontamente dizendo: ‘Essa é uma questão que nós vamos regulamentar pela via bilateral com os camaradas tchecos. Devem saber que entre nós e a Tchecoslováquia existe um acordo quanto à permanência das tropas soviéticas na Tchecoslováquia’. A resposta de Ceausescu foi cortante, sarcástica: ‘Sim, eu sei, é um acordo bilateral assinado após a ocupação da Tchecoslováquia’. [Cartianu, Grigore (2012) O fim dos Ceausescu – morra fuzilado como um animal selvagem. É Realizações Editora, p.35]

Sensacional, não? Primeiro ele dá uma de chato lembrando que sempre foi contra a invasão soviética. Depois, ele se sai com uma daquelas respostas que os mais jovens chamariam de mítica. Era um tirano, mas nesta ele mandou bem.

“Sou o cara!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s