Calibragem…lá no início…

20141111_203540Eu sempre uso um termo que vai/pode desagradar aos meus colegas mais desprovidos de bom humor (na minha opinião magnânima e, claro, definitiva) ao me referir à calibragem. Chamo-a de “economia playmobil”.

Na verdade, eu falo isso para explicar aos alunos que nunca viram calibragem a diferença entre econometria e este método. Penso no contexto histórico e tento mostrar a sensação que os economistas tiveram, lá no início, quando todo mundo ainda usava Econometria e o Lucas veio estragar a festa com sua crítica.

Obviamente, a expressão não precisa ter um aspecto negativo. De fato, não acho que tenha mas, como usuário de Econometria, sou obrigado a fazer esta comparação ou o aluno não entende bem a diferença. Antes de se explicar a diferença entre conceitos é didaticamente importante firmar bem a idéia de que são conceitos distintos.

Claro, hoje temos modelos DSGE e ninguém fica mais fazendo cara feia porque o amigo faz calibragem (que mudaram para ‘calibração’ nas últimas traduções, talvez para não dar margem a piadas com rimas mais, digamos, sacanas).

Dito isto, qual não foi minha surpresa ao encontrar a loira acima. Ela me confidenciou que adora uma calibragem mas, como sou um homem sério, nem espiei o generoso decote de seu vestido rosa de coraçõezinhos brancos. Afinal, eu sou ainda um usuário viciado em Econometria…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s