Uncategorized

A rotatividade no Copom importa?

É o que encontram os autores do artigo cujo resumo se encontra reproduzido abaixo.

A política de metas de inflação tem sido implementada em vários países para atingir estabilidade de preços. No entanto, a literatura aponta que a rotatividade dos dirigentes do Banco Central interfere nas decisões sobre as metas e seus vieses. Assim, este trabalho estima o efeito da rotatividade dos diretores do Comitê de Política Monetária (COPOM) sobre a determinação da taxa de juros, utilizada como instrumento para atingir as metas de inflação no Brasil, com dados mensais de 2001 a 2008. Então, um modelo de vetores auto-regressivos estruturais (SVAR) é estimado para a economia brasileira. Além disso, a análise empírica inclui testes exogeneidade em bloco, funções impulso-resposta e decomposic¸ão da variância. Os resultados indicam significância para a variável rotatividade dos diretores no longo prazo que leva os agentes a aumentarem suas expectativas de aumento da taxa de inflacão demandando aumentosmaiores da taxa de juros da economia.Esta quebra de credibilidade da politica monetária devida ao aumento das mudancas na diretoria do COPOM leva a aumentos maiores no longo prazo da taxa de juros a serem pagas nos títulos do tesouro. Em resumo, causa um aumento no custo social da economia.

Bom, se a credibilidade do Banco Central pode sofrer variações com a rotatividade dos diretores do Copom, isso significa que não devemos trocar os diretores? Claro que não! Imagine a loucura que seria deixar um diretor incompetente lá. O ponto dos autores não é este. Eu diria, até, que a troca de um diretor incompetente por um competente deve até trazer um benefício marginal maior do que o custo marginal da rotatividade, em termos sociais.

É sempre interessante ver como os estudos acerca da política monetária ficaram muito mais interessantes com o passar dos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s