Simples assim. Sabedoria do Capitão Juuzo Okita (沖田十三 Okita Jūzō). Quer dizer, uma sabedoria meio pop, de desenho animado, mas realmente muito útil para a reflexão.
Antes de culpar alguém pelo próprio fracasso é sempre bom pensar no quão falhos somos e, portanto, na necessidade que temos de tentar prever as ações dos outros. No contexto do episódio (um dos últimos capítulos do remake), Okita está chamando a atenção para a necessidade de não se ignorar o pensamento do adversário, que também não deve ser subestimado.
Não é à toa que ensinamos Teoria dos Jogos em Ciências Econômicas e, claro, percebe-se que estudar esta teoria deveria ser do interesse de qualquer um que pense em termos de estratégia de mercado (ou de conflitos, política, etc). Aliás, este duelo entre o capitão Okita e Elk Domel me lembra um exemplo desta teoria no contexto da II Guerra Mundial que é a batalha do Mar de Bismark (conhecido, em jogos, como “o duelo entre o Almirante Kimura e o General Kenney”). Este exemplo está em algum livro introdutório de Teoria dos Jogos (não me lembro em qual deles). Caso alguém saiba a referência, por favor, use os comentários.