Como eu sempre digo, uma correlação não faz verão. Mas pode-se começar a pensar em alguns problemas do mundo real observando-se correlações. Pensando no post anterior, eis algumas, com o score do país no índice de inovação e variáveis como….
a) Liberdade econômica
b) Índice de Falência Estatal (ranking)
c) Índice de Filantropia (ranking)
d) Cultura pró-mercado
e) Índice de Cronismo (da The Economist)
Como se vê, não dá para tirar conclusões com estas correlações bivariadas. Obviamente, você precisa de uma teoria para relacionar estas variáveis. E este não é o único problema. Afinal, os dados apresentados são todos de corte transversal e sabemos que pode haver uma dinâmica para cada variável, ao longo do tempo (embora também seja verdade que este tipo de variável tenha apresente pouca variação ao longo do tempo).
Então, antes de cair nos braços das conclusões apressadas, meu conselho é: escolha a teoria que vai utilizar.
Ah sim, eu continuo achando este indicador da The Economist um pouco complicado, no sentido de que não sei se ele, de fato, capta o cronismo das sociedades. Quanto aos demais, bem, você já os viu neste blog em diversas ocasiões. Basta ter paciência e fazer uma busca pelo blog que você os encontrará aqui (eu diria que sua pesquisa poderia começar em Dezembro de 2013).