Uncategorized

Soluções privadas? ou “Instituições informais aqui e lá”

O papel das instituições informais é sempre um tema de texto por aqui, não é? Então, veja este interessante artigo jornalístico sobre o Japão. Em resumo:

The vagaries of theology in Japan are now being turned to in an effort to curb a growing problem in many neighborhoods, as people are putting up small versions of the torii gates that mark Shinto shrines to prevent people from illegally dumping waste, whether produced by their lifestyles or bodies.

O autor vai ao ponto: é difícil dizer se um japonês “tem religião”, mas é fato que se respeita alguns símbolos religiosos por lá. Veja, o “Torii” é o portal (torii gate) existente por todo o Japão. Lá, ele tem um significado tal que, se não evita em 100% o problema, pode ter algum efeito.

Assim, embora tenhamos fotos como esta…

…no Brasil, o belo Torii que existe no bairro da Liberdade em São Paulo não só não tem qualquer significado religioso (ninguém se preocupa em passar fora de seu centro, por exemplo), como também é, ele mesmo, alvo de depredações.

20131231_161907-1

Veja aí: não apenas foi alvo de vandalismo como tem lixo (lixo!) amontoado ao seu lado. O Torii da Liberdade não é entrada de templo shintoísta (ou, na grafia que vocês, mais antigos, conhecem; xintoísta) e eu não esperaria mesmo algum respeito mais sério. Mas daí a pichá-lo, usá-lo para colar cartazes ou encosto de lixo é um sinal de que, no Brasil, os bens públicos são tratados de forma igual (ou pior?) do que previsto pela teoria econômica. Afinal de contas, este aí é só um monumento, não é? Deve representar o sonho dos imigrantes que vieram para o Brasil ou algo assim. Seu poder dissuasório, como se percebe, é zero.

A lição que tiramos desta história é que algo que resolve (ou ajuda a resolver) um problema de bem público em uma sociedade pode não funcionar na outra. A parte triste é que não funciona aqui, neste país.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s