Uncategorized

Excesso de opções? Eu diria: maior diversidade!

O título da matéria parece carregar na conotação negativa implícita. Eu reescreveria para: ampliação das opções de consumo faz com que diminua o consumo relativo de uma das opções. Fica meio óbvio, mas é isso.

A matéria, contudo, lembra-nos de algo muito interessante sobre teoria do consumidor: a questão das preferências e a própria definição de “bem”. Afinal, como sabem os estudantes do primeiro ano, “um copo de água” e “um copo de água no deserto após dois dias de caminhada” não são o mesmo bem.

Então, sim, “sucos e achocolatados” não é a mesma coisa de “sucos e achocolatados no café da manhã” e, de novo sim, a ampliação das opções faz com que o mesmo consumidor tenha mais itens para serem gastos com sua renda (permanente) o que, portanto, faz com que caia a proporção do item no total do orçamento.

Eu, por exemplo, não conhecia alguns tipos de cerveja e, após conhecer, passei a apreciar um pouco mais o produto. Obviamente, outras cervejas perderam espaço em minha restrição orçamentária, como eu disse a esta repórter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s