Ok, com esta dica (e já explico algumas modificações), obtive a temperatura em uma estação de coleta (no aeroporto do Galeão). Que modificações? Bem, tínhamos uns valores faltantes – muitas vezes denotados por “-999” – e, então, eu optei por deixar em branco estas aberrações da coleta de dados incompleta.
Fazendo isto, obtive o gráfico acima. Meu código tem duas modificações com respeito ao código original. Primeiro, eu fiz com que o R coletasse dados para um período específico (2013 – até anteontem). Em segundo lugar, as tais aberrações. Bem, aqui está o código que eu usei.
Ah, uma dica. O autor fala que é “simples” obter o código da estação coletora dos dados. Bem, não é tão simples assim. Então, use este comando antes: getStationCode(“Brazil”). Quanto ao código:
w2013ab <-getWeatherForDate(“SBGL”, “2013-01-01”, “2014-02-05”)
w2013ab$shortdate <- strftime(w2013ab$Time, format=”%m-%d”)
meanTemp <- ddply(w2013ab, .(shortdate), summarize, mean_T=mean(TemperatureC))
meanTemp$shortdate <- as.Date(meanTemp$shortdate,format=”%m-%d”)
meanTemp[meanTemp<0] <- NA
ggplot(meanTemp, aes(shortdate, mean_T)) + geom_line() +
scale_x_date(labels=date_format(“%m/%d”)) + xlab(“”) + ylab(“Mean Temp deg C”) +
ggtitle(“2013 Average Daily Temperature at SBGL”)
Repare que, conforme meu gráfico, não há nada anormal quanto à temperatura. Em relação ao ano passado, o que parece faltar mesmo é a chuva. Eu sei que a sensação é de calor, que estamos com calor, etc. Mas repare no gráfico: não há muita diferença com relação ao mesmo período do ano passado, há?
O leitor mais esperto pode me fazer um favor e tabular os dados para dois ou três anos. Deve ficar um gráfico mais interessante.
p.s. Tirei o gráfico de BH porque havia algo errado com os dados (10 horas depois do post original, creio).
Semana passada fui pela primeira vez ao Burger King. Confesso que achei o lanche bem melhor. Isso sem contar que tinha uma promoção de refrigerante à vontade (pela bagatela de R$ 6,00… rsrsrsrs – como se fosse possível tomar mais que 500 ml). Tá, não tem nada a ver com o índice Big Mac, mas tem a ver com lanche e suas preferências 🙂