Uncategorized

Cultura importa?

Não há muita dúvida: quando você discute seriamente o efeito de “cultura” sobre o desenvolvimento econômico, sim, ela é importante. Nós falamos sobre isto aqui, há três anos. Talvez você ache nosso artigo um pouco técnico. Tudo bem. Tente esta didática aula do Tyler Cowen.

Espero voltar ao tema ao longo deste ano, aqui no blog. Os que me conhecem sabem que é um tema que me interessa. Para variar, sim, mostrarei algumas correlações por aqui. Duas orientandas minhas devem trabalhar no tema este semestre. Só de ter o interesse de algum aluno no tema já é um fato interessante. Mas, claro, há mais.

Mais?

Sim. Mais. Não é apenas o interesse. É também o fato de as pessoas entenderem que “cultura” não pode ser discutida de maneira descuidada. Não tem como alguém me falar de “cultura indígena” – exceto se os índios estiverem isolados de outras tribos e do restante do mundo por uns 500 anos. Qualquer “cultura”, portanto, é constantemente bombardeada por outras culturas, o que torna o tema, portanto, bem menos simples do que pode parecer nosso papo no bar.

Pois bem. Caso você goste do tema, convido-o a trazer links, comentários e mais questões sobre o tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s