Uncategorized

Estadão e o Mensalão

Não encontrei o link para a excelente (muito boa mesmo!) análise da GV Direito feita no Estadão de hoje sobre o mensalão. Pode estar perdido neste excelente resumo que o Estadão faz diariamente. De qualquer forma, os autores (ou o autor) da análise de hoje fez um belo resumo do comportamento do brasileiro com respeito às instituições. Ele as despreza.

Ele não quer a lei. Ele acha que tudo é função da briga entre Lewandowsky e Barbosa. Ele personaliza tudo que não deveria ser personalizado. Trata-se do profundo desprezo do brasileiro com relação às instituições. Com o modelo educacional brasileiro (bem pouco discutido, embora a econometria seja farta) que incentiva a não-responsabilidade, as coisas pioram muito. O menino aprende, no colégio, que ele não erra. Aprende que tudo é relacionado com favores e favorecimentos. Aprende que a culpa de ele ter ficado na TV até a meia-noite e ter ido mal na prova é do(a) professor(a).

A análise mostra uma realidade que é cruel, mas verdadeira. Incentiva-se a não-responsabilidade individual. Exatamente o oposto do liberalismo (quiçá do neoliberalismo). Para impedir críticas, os grupos que ganham com isto acusam um abridor de lata de ser neoliberal, claro. Mas todo o modo de viver em sociedade inculcado com as graças dos burocratas da educação é um modelo que incentiva a vassalagem.

Aplique você a regra da instituição e a aluna vai dizer que está errado. Afinal, o favorzinho é que vale. A mamata, o suborno pela amizade (melhor dizendo, “amizade”).

É, não achei o artigo, mas acho que resumi um pouco da idéia. É uma república das bananas tão ruim quanto qualquer outra na América Latina, com exceção de que o brasileiro se acha melhor do que os vizinhos sem muito motivo. Deve ser a ilusão chauvinista de que a língua portuguesa é a mais bela do mundo.

Só mesmo fazendo como o Pato Donald: Quá, quá, quá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s