Uncategorized

Pesquisas interessantes

O último número da Revista de Economia e Administração (vol.10, n.1, em breve já disponível na página da revista) tem alguns artigos que me chamaram a atenção (sem falar no meu próprio, com Ari e Juliana). Vamos a eles:

1. “Sistema financeiro, segurança jurídica e crescimento econômico” – Este é um excelente exemplo de artigo que procura fazer com que o leitor entenda o que os autores fazem. A explicação dos procedimentos (que culminam em um VECM e nos testes de causalidade) está ótima. Não chequei se o teste de causalidade foi feito sobre o VECM ou não, mas é um belo artigo.

2. “Industrialização do Brasil na década de 1930: uma análise com teoria dos jogos” – O autor é da área de história econômica e, de certa forma, a parte da história ocupa 2/3 do artigo. Sempre é bom contextualizar, mas o bacana do artigo é a modelagem do autor. Mais uma vez, alguns aspectos das hipóteses que Furtado criou (e nunca testou) são refutados, neste caso, pelo modelo do autor.

3. “Persistência inflacionária: comparações entre três economias emergentes” – Vamos falar sério. A última coisa que me interessou no artigo foram as três economias emergentes. Ok, é o tema principal, mas os autores foram muito bem-sucedidos na parte mais difícil do artigo que foi a de explicar os modelos ARFIMA. Até eu que sou burrinho consegui pegar a idéia.

Assim, meus parabéns aos autores destes artigos. Há tempos eu não via artigos que eram realmente “bens públicos”. Aprendi algo novo com cada um deles. Seja na forma de explicar um tópico, seja no aprender um novo método, ou admirar um artigo bem escrito.

Anúncios

2 comentários em “Pesquisas interessantes

  1. ok, ok, ok, tem que ter cadastro, tem que ter assinatura… pois bem, acabo de fazer minha assinatura… Agora você vai lá e pede uma porcentagem sobre as vendas. rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s