Uncategorized

Em 1981…um pouco de história econômica brasileira séria

…Pelaez & Suzigan, jovens economistas, publicavam um livro clássico chamado “História Monetária do Brasil” cuja reedição mereceria mais atenção dos supostos sábios de plantão.

Mas o mais interessante é ver os autores estimarem (sim, se o livro saiu em 1981, eles devem ter feito isto no final dos anos 70) um teste de causalidade de Granger-Sims (é, vai lá nas páginas 26  e 27, rapaz, e constate que nem tudo era verborragia nos anos 70…).

Quem já leu a tese do Delfim Netto sobre o café, salvo engano, já encontrou uma econometria de séries de tempo bem avançada para a era do gelo cepal-estruturalista que lançou muita fumaça sob o sol do conhecimento (e alguma luz, mas ofuscada pela poluição ideológica de 9 entre 10 pterodoxos da época).

Já falei aqui antes que Pelaez mereceria ser homenageado e relembrado na academia brasileira, mas o pessoal de história econômica parece insistir em não estudar a própria história (salvo exceções que, estatisticamente, devem existir). Uma pena.

A nova safra de historiadores econômicos que não se comprometem com nada mais além da honestidade intelectual, contudo, tem gerado ótimos resultados. Pesavento, Kang, Monasterio, Tamega, Irineu, Colistete, Marcondes e tantos outros cujo nome vou esquecer mesmo porque tenho péssima memória (sorry, pals, pela injustiça) são nomes que constarão em qualquer livro sério de história econômica em uns 10 ou 20 anos.

Ah sim, e o melhor brazilianist de todos é William Sumerhill, meu co-orientador de doutorado que esperou mais do que pude produzir, em minha humilde incursão pela história.

Um comentário em “Em 1981…um pouco de história econômica brasileira séria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s