Uncategorized

Você esperava outra coisa?

Honestamente, este resultado não me surpreendeu. Em uma economia ultra-fechada como a brasileira (sim, apenas os mais ricos têm acesso à grande maioria dos benefícios da globalização), na qual os efeitos da crise sequer foram seriamente computados pelo governo (vide todas as declarações contraditórias das supostas autoridades oficiais no assunto) para que se tomassem medidas importantes e na qual se mexe na poupança quase apenas para garantir a farra da dívida pública (sim, existe argumento teórico para isto, mas ele sai da academia, bate na trave e sai para escanteio), por que é que eu esperaria que o consumidor pensasse na crise como um norte-americano pensa?

Difícil, né?

2 comentários em “Você esperava outra coisa?

  1. Bem, eu não pensei muito em termos de “racionalidade” não (coisas do tipo: os consumidores brasileiros seriam menos racionais do que os norte-americanos) quando li a matéria não. Acho que esse hipótese é um pouco complicada…

    Não seria melhor pensar em termos de renda? A teoria econômica faz uma correlação entre renda e consumo, de modo que pessoas com menos renda têm uma propensão marginal a consumir maior.

    Se a gente estrapolar isso para o país não poderia chegar a idéia de que a propensão marginal a consumir do Brasil é maior do que a dos EUA justamente porque nossa renda per capita é (bem) menor do que a deles?

    É claro que existe também uma percepção da crise. Aqui no Brasil essa percepção é bem menor do que nos EUA. Nossa aversão aos riscos estaria menor, o que influencia também nos planos de consumo… Uma proxy para isso talvez sejam os índices de confiança… Fazer uma comparação entre os dois países…

    Isso explicaria o porquê de os brasileiros continuarem a consumir mesmo com a crise…

    O que acha?

    Abç,
    Vítor Wilher

    1. Hum…neste caso eu realmente não sei, Vítor. Teria que ver um rascunho de estimativas. Confesso que estava bem chateado quando escrevi o texto, o que pode ter viesado um pouco minha opinião. Mas, novamente, valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s