Uncategorized

Se governo é tão bom para corrigir falhas de mercado…

…por que não previu a crise? Pois é, foi o Roubini (e mais uns gatos pingados), economista do setor privado (leia-se: mercado) que deram alguns alertas.

Aí a crise veio e começou a onda de salamaleques para uma suposta eficiência do Estado (governo) sobre o mercado. Tanto que, diante disto, muita gente supostamente inteligente tá muito caladinha…

Mantenho a pergunta: se o governo é tão bom, por que não previu a crise? Se não previu, por que é a melhor solução para os seus problemas? Ah…

Anúncios

5 comentários em “Se governo é tão bom para corrigir falhas de mercado…

  1. Adoro quando os liberais dizem: deixem com o mercado,pois a mão invisível irá prover a perfeita alocação dos recursos e maximizxação da eficiência! Será?

    Acredito que o Governo deve se ater ao que é de sua responsabilidade principal: educação, saúde e segurança.

    Mas o que fazer diante das falhas de mercado e do custo social das crises???

  2. Concordo com o André. O mercado que tinha que se ajustar (antes do pior) só que a ganância falou mais alto. Apesar de que havia modelos macroeconometricos que alertavam para isso.

    Só que no final das contas sempre sobra pro governo (Leia-se: nós).

  3. O governo não alertou para a crise porque o governo não é neutro, principalmente nos EUA. Ou alguém acreditava na neutralidade “acadêmica” do Greenspan?

  4. Com relação ao post do André PFH,
    Xará, acredito sinceramente que o Greenspan não teve força suficiente para suportar a queda de braço com o sistema financeiro americano.
    Nunca estive nos Estados Unidos, mas um amigo que esteve lá, antes da crise, me disse que a especulaão imobiliária era tão forte que eram realizadas propagandas na Tv, incentivando os americanos à fazerem sua segunda hipotéca. Nossa! Como um mesmo bem pode ser hipotecado duas vezes???? Acho que faltou força do FED para segurar a agressividade do mercado financeiro americano. Claro, outras variáveis impactaram na crise, mas acredito que uma delas tenha sido esta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s