Uncategorized

Como não fazer política monetária

O presidente da Silva tem momentos de muito pouca inspiração – quando mais se aproxima de gente com clara vontade de se tornar ditador como seu amigo Chávez – e um deles foi exposto pelo Homo Econometricum aqui. O povo do IDERS ecoou mas não comentou (o que é uma pena) a notícia.

Acho tudo muito interessante, principalmente entre os formadores de opinião pterodoxos. Para estes, até pouco tempo, era importante o Banco Central ter uma atitude, digamos, keynesiana (no sentido parvo do termo). Agora, eles estão calados. Não sabem se aplaudem o balão de ensaio da notícia ou se reclamam. Afinal, muitos deles almejam cargos no órgão público e não gostariam de serem tutelados (outros, claro, adorariam a possibilidade de jogar a culpa no presidente da Silva, caso fizessem as besteiras que pregam).

Como este blogueiro sempre disse: autonomia do BC não é uma questão puramente acadêmica – como afirmam (ou berram, ou latem, etc) os pterodoxos – mas sim uma questão importante e de claras consequências na vida de qualquer um. Dizer que a questão é acadêmica é a mesma coisa que dizer que documentos de seu carro não possuem valor algum – exceto o acadêmico (e para quem? Só se for para algum professor de legislação…). A implicação disto é tão clara que qualquer metalúrgico do ABC paulista com pretensões políticas entende, claro. Pode se fazer de bobo, mas entende.

Embora este blog tenha sempre avisado, claro, houve muita gente que acreditou em Papai Noel. Bem, eis uma oportunidade de ouro de ver o que cairá em sua chaminé neste Natal…

Anúncios

Um comentário em “Como não fazer política monetária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s