Uncategorized

Direitos fundamentais?

Muita coisa acontece sem que você saiba. Marcelo Soares chama a atenção para isto. Genial o incentivo. Ele cala a boca dos eternos adversários da liberdade de imprensa (“a imprensa livre é irresponsável e eu sei o que é melhor para a imprensa do que você”) porque mostra que qualquer cidadão pode tirar suas próprias conclusões analisando as informações dos conteúdos de mensagens eletrônicas de autoridades públicas.

Pense num exemplo. Aqui, na selva, se um prefeito exonera gente ligada a um partido que não apóia seu candidato, isto nem é notícia, nem gera uma corrente de mensagens eletrônicas. Já se um outro empregou gente de sua fé religiosa, isto gera uma corrente incrível de mensagens, como se um estivesse correto, o outro errado. Aliás, normalmente o primeiro tenta confundir o eleitor com propagandas que induzem a um falso dilema entre religião e Estado laico quando, na verdade, o problema é de ter assessores confiáveis (para ambos os prefeitos) e, aí sim, mora o problema.

Certamente, ambos poderiam ser julgados pelo eleitor facilmente se pudessem ler as mensagens destas autoridades. Imagino que um exonerado não-bovino (em ambos os exemplos) teria muito a dizer em uma mensagem ao ético sujeito que o põe na rua por qualquer coisa menos a sua produtividade e competência.

Não, não espere demandas por este tipo de transparência vindas da esquerda bolivariana. Esta aí é contra transparência quando algum de seus iluminados ocupa um cargo público que envolva a administração de recursos oriundos do seu bolso. Normalmente o apego às liberdades só é questão fundamental para um liberal (obviamente…). Os outros apelam para adjetivações vazias que visam enganar as pessoas. Coisas como “liberdade de imprensa, MAS com responsabilidade social”, etc.

É fácil enrolar os outros. Difícil é conseguir de volta sua liberdade. Por isto eu espero que leis como a que o Marcelo Soares viu na Suécia sejam reproduzidas aqui de forma saudável e útil (não transformada para favorecer este ou aquele membro do governo, do ministério, do tribunal, etc).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s