Um comentário em “A economia austríaca e o teste de mercado

  1. Claudio, a economia austríaca não falhou no teste de mercado pois esse teste não existe. O paradigma austríaco não é um produto que é vendido aos consumidores. Mesmo que o fosse, a ação de comprar o produto só transmite a informação que você prefere A a B, e não que A seja melhor que B. Seria a mesma coisa dizer que o Criacionismo é melhor que o Evolucionismo ou vice-versa porque um tem mais aceitação que o outro.

    Um fator para explicar porque a escola austríaca não tem tanta popularidade como os outros paradigmas é que profissionalmente ela não ajuda em nada. Um economista austríaco não tem nenhuma utilidade para o estado ou para qualquer empresa. As pessoas fazem economia e adotam outros paradigmas como linha de pensamento porque só assim podem ganhar dinheiro e devido a isso publicam um misto de matematica e estatística que é o aceito por grandes publicações e podem ter com isso um incremento na renda.

    Outro fator que explica é a inexistencia de qualquer citação por partes dos professores na grande maioria das faculdades do mundo. Não existe a escolha de EA x Neoclássicos, existe Neoclássicos x Keynesianismo.

    Um exemplo interessante é a astrologia. Apesar de ser um absurdo, diariamente milhões de pessoas ao redor do mundo compram revistas e jornais com horoscopo. Mesmo com o rebaixamento de Plutão e a descoberta de alguns possíveis planetas que desmascaram totalmente a credice, o número de pessoas que acreditam naquilo segue constante. Ligando isso ao assunto, é muito melhor pessoalmente eu achar que posso prever o futuro do que constatar que eu apenas posso entender o processo e fazer observações na história economica.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s