2 comentários em “Lei Seca

  1. Na verdade tem muito a ver com aquele meu post: as vidas foram salvas por causa da tolerância ou da fiscalização que se intensificou?

    É preciso muito cuidado ao se analisar essas estatísticas – ainda mais quando divulgadas euforicamente pela nossa imprensa chapa-branca – porque os números podem sim servir a uma causa. Basta expor alguns e omitir outros.

    Talvez a pergunta não seja “vale a pena abrir mão de uma cerveja para salvar vidas?” mas sim “por que não se fiscalizou com a mesma intensidade antes?”

  2. Caro Cláudio,

    a teoria economica nos ensina que sao duas as fontes de reducao da utilidade ao impor leis criminais. A probabilidade de ser pego e o tamanho da pena. O aumento de ambas reduz a criminalidade, ate certo ponto. Potanto, voce aponta algo importante, poderi-a-se ter simplesmente aumentado a fiscalizacao.

    A questao é saber qual dos dois efeitos prevaleceu (e a que custo) na atual mudanca. Foi o aumento da pena ou o aumento da fiscalizacao?

    Modelos econometricos nao permitem respoder essa pergunta. Apenas o efeito total pode ser medido. E neste caso ele reduziu o crime de dirigir embragado. Foi só esse o ponto que pretendia levantar.

    Abraço,
    Cristiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s