Uncategorized

História Econômica – Pirataria

O pessoal do Ordem Livre presta um grande serviço a todos os estudantes de Economia de países de língua portuguesa ao traduzirem este bom resumo do Peter Leeson sobre a economia envolvida nas atividades de pirataria.

A discussão, note bem, não é apenas sobre piratas ou economia. Ela vai além, pois mostra que há várias sociedades anárquicas ou semi-anárquicas que são ignoradas pelo mainstream da história econômica mundial (mainstream brasileiro principalmente, claro). Eu adoraria ver, por exemplo, um estudo original sobre sociedades coloniais brasileiras sob a mesma ótica de Leeson. Fica aí o convite para os estudantes da nossa história.

Só para despertar o interesse:

A anarquia, como todas as organizações político-econômicas, é cheia de problemas. Entretanto, não está claro que esses problemas são mais numerosos ou mais sérios do que aqueles que atormentam os governos. Eu argumentei que a anarquia funciona melhor do que você pensa. Diante de obstáculos que interferem na capacidade dos indivíduos de cooperarem para o ganho mútuo, os indivíduos desenvolvem soluções para superar esses obstáculos. Isso é verdadeiro em sociedades dirigidas por governos, como sociedades que existem sem governo. Onde o Estado não provém lei, ordem ou as instituições requeridas para a produção dessas coisas, instituições privadas surgem para desempenhar esses papéis.

Os meus exemplos acima não têm a intenção de sugerir que essas soluções institucionais em particular são generalizáveis ou de alguma forma sugerem como outras sociedades sem governo se desenvolveriam. Por outro lado, não existe um modelo de como a anarquia funciona ou funcionaria. Isso, de fato, é a questão. As respostas institucionais privadas refletem problemas, tempos e lugares específicos, além de outras condições que os causam. Em um tempo diferente, em um lugar diferente, com pessoas diferentes, mesmo uma situação problemática idêntica poderá ser enfrentada de uma forma diferente sob a anarquia.

Bacana, muito bacana…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s