Uncategorized

Por que o bom professor tem poucos alunos amigos?

Simples: porque amizade verdadeira é coisa rara. Sendo rara, é escassa e, portanto, tem valor elevado.

Bem, já que estou aqui fazendo elogios a alguns alunos que me deram um presente muito bacana ontem, vamos falar um pouco sobre os incentivos que explicam a resposta para a pergunta colocada no título deste post.

Uma coisa é o populismo picaretético de professor que paga até dez flexões para ter a amizade dos alunos. Trata-se de algo mais comum em faculdades privadas do que nas públicas, mas não duvide que isto ocorra nestas últimas. Existem faculdades públicas cujos incentivos são tais que os atuais alunos podem se transformar em futuros servidores públicos e, claro, chefes dos atuais professores. Não é difícil perceber que isto gera uma inacreditável simpatia por parte de alguns rent-seekers supostamente professores relativamente aos seus prováveis futuros chefes.

Ao final, vale a máxima que vovó dizia: escolha bem suas amizades porque elas provavelmente durarão muito mais tempo do que aquele DVD player de R$ 1.99 (bem, ela não dizia exatamente com estas palavras, mas…).

Um comentário em “Por que o bom professor tem poucos alunos amigos?

  1. “Existem faculdades públicas cujos incentivos são tais que os atuais alunos podem se transformar em futuros servidores públicos e, claro, chefes dos atuais professores. Não é difícil perceber que isto gera uma inacreditável simpatia por parte de alguns rent-seekers supostamente professores relativamente aos seus prováveis futuros chefes.”

    Ainda não tinha pensado nessa questão… Mas é bem verdade em alguns casos, sim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s