Uncategorized

Brasil cresce apesar do governo ou por causa do mesmo?

O Gustavo Franco é um sacana mesmo. Ele só faz levantar perguntas que desafiam o status quo do raciocínio superficial pterodoxo. Eis um tema interessante para debates. Eu acrescentaria mais: eu diria que aposto numa assimetria do ciclo econômico. Mais ou menos assim: quando o governo entra na roda, a economia desacelera. Quando nada faz, a economia cresce ou não, conforme a economia mundial.

Claro, estou desconsiderando o fato óbvio que o governo deve ofertar bens públicos. Isto aí, eu acho, é apenas a obrigação permanente dele, que não fede nem cheira, mas é importante e por isto – apenas – a gente deveria manter um bando de políticos em Brasília ou em alguma outra sede de governo estadual/municipal.

Aliás, isto me leva a outra pergunta: qual seria o tamanho ótimo de uma câmara de vereadores, do ponto de vista econômico? Do ponto de vista sociológico, ninguém se entende. Do ponto de vista do Direito, obviamente, vão me falar de leis e jurisprudência, nem sempre ancoradas no sentido econômico porque, como se sabe, muita gente do lado do Direito realmente acredita que tal sub-área do conhecimento humano se sobrepõe às outras sub-áreas. Mas, e do ponto de vista econômico? Alguém já fez este estudo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s