Uncategorized

Por que a NET não funciona? Elocubrações a partir de outro caso…

Por que serviços de atendimento ao consumidor não funcionam? Eles funcionam, mas há um ponto importante que diminui – em muito – sua eficiência: a falta de competição. O exemplo do Adolfo Sachsida é a NET.

Dou outro exemplo em busca de uma explicação. Recentemente adquiri um videokê da Sony (cansei de lutar contra os vagabundos genéricos importados, quer sejam sob marcas desconhecidas ou não). Claro que, antes da compra, eu resolvi me informar sobre um detalhe importante para mim e para minha noiva: o controle de tom de voz.

Mandei mensagem para a Sony, em 16.12, cujo conteúdo segue:

Prezado(a) senhor(a), shikida, claudio

Sua pergunta é muito importante para nós e a responderemos em até 72 horas.

Seu e-mail no Sony Contact Center:
Tema a tratar: Processo: Informação de Produtos
Categoria: Vídeo
Sub Categoria: Reprodutor de DVD
Modelo do Produto: DVP-K870P
Mensagem (máx.de 2000 caracteres): ATENCAO: DVP-K88P é o modelo que nao consta da selecao acima e sobre o qual gostaria de informacao. Minha duvida é simples: no modo karaoke, há possibilidade de mudança de tom da voz? Os modelos concorrentes da Gradiente possuem esta opcao e como eu e minha esposa cantamos em tons diferentes, seria bom que o modelo de voces tivesse esta opcao. grato pela informacao.

Antes de prosseguir, quero deixar claro que o modelo é ótimo exceto pelo fato de que, como seus similares nacionais, ele não é destravado para todas as regiões. Mas vamos em frente. Eu estava com pressa e, acidentalmente, em outra parte do site da Sony, descobri que havia tal controle (por incrível que pareça, não era naquela página que contém os detalhamentos técnicos). Notou, leitor, que falam em 72 horas para a resposta? Pois bem, isto nos daria algo em torno do dia 21 ou 22. Com boa vontade – e atrasos – dia 23.

Entretanto, eu estava com pressa (Natal…) e a informação descoberta involuntariamente era suspeita: afinal, eu esperaria encontrar algo sobre controle do tom de voz nas especificações técnicas do produto. Então resolvi ligar para o SAC da Sony. O atendente ouviu minha questão e fez o que muitos não fazem: trabalhou direito. Leu o manual e confirmou: existe o controle de tom de voz. Comprei o produto em 18.12.2007 .

Já havia me esquecido da mensagem enviada quando, em 26.12.2007 (72 horas???), chegou a resposta:

Prezado Senhor Claudio,

Agradecemos o contato com a Sony .

Informamos que não é possivél alterar o tom de voz no modelo em questão.

Para outras informações ou aquisições de produtos, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3677-1080 de 2ª a 6ª feiras das 8h as 20h, onde um de nossos agentes poderá auxiliá-lo.

Ficamos à disposição.

Atenciosamente,

Claudio XXXX.
CRC – Central de Relacionamento com o Consumidor
Sony Brasil Ltda.
Telefone: (11) 3677-1080.

Como o leitor pode notar, a excelente Sony (sim, acho-a uma excelente marca) tem um SAC que é, no mínimo, um desastre. Primeiro, não respeita o próprio prazo a que se propõe. Segundo, informa de maneira incorreta. Mais simples seria que houvesse apenas um número de telefone e atendentes dedicados como o que me atendeu.

Será que, neste caso, a explicação do Adolfo também se aplica? Espaço aberto nos comentários.

Anúncios

3 comentários em “Por que a NET não funciona? Elocubrações a partir de outro caso…

  1. Sim, a Sony é muito boa, tb gosto muito.
    Inda bem que não tens modem dlink (se tiver, nunca o queime dentro do prazo da garantia), pois o trabalhos, ligações e tudo mais vão lhe custar muito mais que comprar um modem mais moderno e novo.
    Um absurdo!
    Um abraço,
    Cristiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s