O pessoal no Brasil deveria fazer algo como este excelente site. Há pesquisadores bons, há recursos, só falta aquele “algo a mais”. Fala-se tanto em commodities hoje, mas parece que há um imenso desperdício de tempo: os alunos parecem não terem nunca aprendido sobre o passado colonial e sobre a importância das commodities para a economia brasileira.
Digo, aprenderam, mas somente um amontoado de fatos desconexos (ou interpretados à luz da visão mainstream nas escolas: o marxismo) que, no máximo, citam alguns estranhos ciclos (pau-brasil, borracha, café, etc) sem o menor cuidado estatístico. Vá lá que haja gente que acredite em Papai Noel ou em ciclos de Kondratieff, mas há muito mais ciclos a serem replicados nos estudos de nosso passado histórico.
Agora, historiador bom mesmo é aquele que se enfurna nos arquivos e busca dados para conhecer a história de forma menos viesada do que na visão deste ou daquele historiador que, no máximo, sonhou com uma teoria, acordou, e escreveu um livro. Não, história econômica não é obra dos irmãos Grimm, gente. É obra de gente esforçada.
depois de passar o dia inteiro escrevendo a tese, este post lava a minha alma eheh
é isto mesmo, shikida > trabalho sério é dados primários + teoria, o resto é o resto e tenho dito!