blogosfera · bolivarianismo · brasil · liberdade · socialismo

Quer viver em uma democracia?

No século XXI existe um único inimigo do seu direito de escolher que roupa vestir, onde morar ou quantos filhos ter: o socialismo. Infelizmente, para os sinceros utópicos, este é um fato. Sua roupagem atual tem duas tonalidades: a norte-coreano/cubana e a sino-bolivariana. Tal como em padrões monetários, o mau socialismo expulsa o bom socialismo, embora ambos sejam inferiores ao não-socialismo.

Assim, prevejo que o mau socialismo (Kim Jong Il e Fidel Castro) desaparecerá em breve. Contudo, as elites (sim, leitor, se você leu os livros escritos no cárcere por….Milovan Djilas, sabe do que falo) que governam estes países reagirão para não perderem seus privilégios, duramente conquistados sob um manto de discurso “social” ou “socialmente responsável” ou qualquer outro adjetivo que se queira dar a isto e adotarão a prática marginalista.

Como assim? Basta ver o que fazem todos os governos de centro-esquerda da América Latina. Note que, em respeito à esquerda anaeróbica, que vê Opus Dei e fascistas até entre militantes do PSDB, classifico o governo venezuelano e o brasileiro como de “centro”-esquerda: aos poucos aumentam o poder regulatório do Estado para além do ponto ótimo em termos das liberdades civis e econômicas, minando a importância da propriedade privada.

É um movimento menos brusco e mais, digamos, anestésico, do que a escravidão colonial. Naquela época, você simplesmente dizia ao negro que seu corpo não lhe pertencia e que você tinha os direitos de propriedade sobre ele (lembre-se como eram contabilizados os escravos pelos portugueses: em número de “peças” ou “cabeças”). Ao invés de fazer isto, você, primeiro, avança um discurso “social” e cria alguma indignação (além de doutrinar as crianças de forma lenta e gradual). Depois passa uma lei restritiva. Algo como tentar censurar a blogosfera (opa, quem tentou fazer isto recentmente?). Claro, sempre que alguém reclama, você lança centenas de textos falando da conspiração da Opus Dei e da Tropa de Choque com as bençãos da grande mídia que deseja expulsar o príncipe operário do poder.

Quer viver em uma democracia? Lembre-se do famoso adágio norte-americano: o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Um comentário em “Quer viver em uma democracia?

  1. Essa é uma perspectiva bem latino-americana. Você está esquecendo o islamo-fascismo de Qtub, dos Irmãos Islâmicos e cia. Eles também querem regulamentar o que você pode fazer, comer, vestir e pensar. A diferença básica é que a regulamentação islâmica é de origem divina…e quem pode discutir com deus?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s