Retórica e Economia

A tal imprensa e os tais torcedores políticos

E o oportunismo petista não tem limites. Notem que, quando a informação lhes convém, não há reparos quanto à Veja. Mas quando a revista critica o governo, daí então passa a ser golpista. Se a matéria desta semana dissesse que a culpa pelo acidente é do governo, seria atirada na vala comum do golpismo.

Aliás, esse discurso de golpismo é muito interessante. Coleguinhas chapa-branca de hoje reclamam dos que criticam o governo – papel de toda imprensa que se preze. Para os bajuladores de agora, os críticos querem dar um golpe no apedeuta. Engraçado isso. Quer dizer que eles podiam desancar o FHC, todo santo dia, toda santa semana, mas agora não se pode fazer o mesmo com o Luis Inércio?

Hoje, qualquer crítica ao governo é interpretada como tentativa de golpe; é preconceito contra o metalúrgico pobre que veio do Nordeste; é preconceito contra os nordestinos, e blá, blá, blá. A grande mídia é “golpista”. Já as “cartas” e “caros” fazem jornalismo “independente”. Só eles têm o direito de fazer oposição, são a reserva moral “deffepaiff”. É de chorar de rir.

Este vai na íntegra porque já cansei de ouvir, de gente que “torce” para o governo (não é politização não, cara. É quase uma religião misturada com futebol) me encher a paciência porque a tal Veja seria isto ou aquilo. Claro, a tal Carta Capital ou é citada com simpatia ou como sinônimo de imparcialidade pelas mesmíssimas pessoas.

Eu não assino nem uma, nem outra. Mas acho que o Ph Ácido foi ao ponto aqui: tem gente muito hipócrita perto da nossa convivência. De certa forma, este texto me faz pensar sobre a importância da “retórica” na economia, ainda que indiretamente.

Obrigado, Ph. Você me deu uma oportunidade única de catarse.

Claudio
p.s. mais aqui.

Um comentário em “A tal imprensa e os tais torcedores políticos

  1. É uma honra ser citado aqui neste grande blog, meu caro. Também eu acho interessantíssimo o assunto retórica na economia. E como tem.
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s