história econômica

Herança Ibérica? Que herança ibérica?

Já ouvi muito sobre esta história de sermos subdesenvolvidos por conta da cultura ibérica. Ouvi muito. Mas falei pouco. Então, aí vai.

1. Cultura ibérica é algo muito vago. Sabemos que os ibéricos sofreram influências dos mouros. Qual cultura é a ibérica? Hoje, portugueses e espanhóis vivem em um mundo muito mais globalizado do que em 1500. Qual é a cultura ibérica?

2. Vários historiadores já destacaram as notáveis diferenças entre portugueses e espanhóis, mesmo na construção dos respectivos impérios. Portanto, nada de conversa sobre heranças “ibéricas”.

Posto isto, ainda assim há o que se perguntar acerca do tal “path dependence” (se é que algum há) que “supostamente” teria influenciado nossa “cultura”. Eu me pergunto: Nagasaki, que sofreu forte influência do catolicismo através, justamente, da presença portuguesa, desenvolveu-se menos que o resto do Japão? E o que dizer da diferença entre Brasil e Angola? Ou Moçambique? Ou São Tomé e Príncipe?

Ok, ninguém disse que o problema era simples, mas ficou claro, espero, que podemos descartar termos imprecisos como esta tal “cultura ibérica” (ou “herança ibérica”). No mínimo, temos que considerar as especificidades portuguesas. E olhe lá.

Há um trecho, aqui, que é notável em termos de “insights” para se pensar isto.

Um império, sem dúvida, que não tinha muito a ver, na sua forma de se estrutura politicamente, com os impérios da tradição clássica europeia, nem com aquele desenvolvido pelos Espanhóis (…). Antes de mais, trata-se, não de um império terrestre, mas de um império oceânico, ou seja, de um império em que o mar já não era um limite, mas antes, o nexo essencial de união dos pontos de apoio na tera firme, o próprio corpo do império. [Hespanha & Santos, Os poderes…In: Mattoso, J. (dir) História de Portugal, vol.4, Editorial Estampa, Lisboa, p.395]

Imagine um modelo econômico que tente explicar isto. Acho que a inspiração inicial que me ocorre é este texto.

Palpites?

Claudio

4 comentários em “Herança Ibérica? Que herança ibérica?

  1. Leia “Raízes do Brasil” Sergio Buarque de Holanda, caso não descubra o que é herança Ibérica comece a considerar a ideia de voltar para o ensino fundamental.
    Tenha uma ótima noite.

    1. É, Davi. Esta é a diferença entre você e outros leitores deste blog. Você leu o Sergio (e eu também li). Mas os outros sabem que ciência não é sinônimo de religião. Aprendemos isso no ensino fundamental e por isso questionamos. Talvez você deva rever sua opinião ou considere o maternal.

  2. Olá Cláudio, eu gostaria de te citar, mas “Cláudio” me parece pouco, informal. Poderia me dar um sobrenome ao menos? Grato.

    É apenas para anotações pessoais no meu caderno de Sociologia Geral e Jurídica, mas mesmo assim, gostaria de citá-lo da melhor forma.

    Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s