Uncategorized

Concentração e Diversificação da Pauta de Importações/Exportações Brasileira

Estava passeando pelos dados da UNCTAD e resolvi dar uma olhadinha em alguns indicadores de concentração e diversificação do agregado importações/exportações do nosso país.

No caso do índice de diversificação, valores próximos a 1 indicam maior diferença em relação a média mundial. O índice de concentração é o bom Herfindhal-Hirschman (ou vice-versa).

De 1995 até 2005, o índice de concentração médio foi de 0.088 com um desvio-padrão de apenas 0.002. Para o índice de diversificação, no mesmo período, temos, respectivamente: 0.505, 0.017. O número de produtos envolvidos varia, no período, de 249 até 257, sendo que os menores valores estão nos dois últimos anos. Segundo a UNCTAD, esta última variável se define como:

Item Code: 22
Default Label: Number of products

Notes:
The number of products exported and imported is calculated at three-digit SITC, Revision 3 level; the table includes only those products whose value, when exported or imported, exceeds $ 100’000 or 0.3 per cent of a country’s total exports.

Eu não entendo muito de comércio exterior, mas interessante como as variáveis são regulares (desvio-padrão muito baixo). O mesmo acontece, por exemplo, com a China.

Aparentemente, o comércio mundial não se altera facilmente em 10 anos, em termos da concentração/diversificação. Talvez alguém possa dizer mais sobre estes dados.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s