Uncategorized

Você vai para a cadeira elétrica, cara. Bem, é o que diz meu Sentença 2.0.

Um trecho:

Um programa de computador que ajuda os juízes a ditarem as suas sentenças e que já foi utilizado em mais de 1.500 casos tem criado polêmica na província de Shandong, segundo informa a agência estatal “Xinhua”.

O software, desenvolvido por duas companhias locais, consiste num banco de dados sobre leis, sentenças e interpretações judiciais,baseado em mais de 7 mil casos julgados entre 2001 e 2005.

Quando um juiz quer utilizar o arquivo, só precisa digitar os detalhes do caso que está julgando. Em um minuto, o computador apresenta uma sugestão de sentença.

O sistema divide opiniões. “Cada sentença tem suas peculiaridades e exige o julgamento humano. Se usamos sistemas de informática para dar sentenças, os juízes podem se transformar em meros técnicos que se limitam a utilizar ferramentas”, criticou Wei Zhengshen, advogado do escritório Zhongtong, de Pequim.

Os usuários do programa, no entanto, afirmam que ele é de grande ajuda e ressaltam que só utilizam seus recursos como referência.

Imagine no Brasil, algo similar. O programa teria que ter opções para: “sentenças com mais poesias do que conteúdo”, “sentenças com mais latim do que você precisa, mas que ficam bonitas” e, claro, “sentenças para agradar os senhores que me depositaram uma boa grana ontem”, dentre outras.

A discussão é boa: tecnologia em decisões judiciais são sempre úteis? Até quando são úteis?

Claudio
p.s. o interessante nisto é pensar no tal encontro da ALACDE em maio próximo. Os caras não foram capazes de mandar mensagens para os que submeteram artigos dizendo se foram ou não aceitos no prazo que eles mesmos divulgaram: 28 de fevereiro. Imagine um programa como este chinês nas mãos de alguém que não seja capaz de cumprir os próprios prazos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s