Uncategorized

Benefícios concentrados, custos difusos

Dizem por aí que a poluição é um custo difuso e os lucros ficam com o fabricante de, digamos, cigarros.

Aqui está mais uma evidência de que o mundo socialista é um forte gerador de custos difusos, neste sentido.

Cuba arrecadou mais de meio milhão de euros (703,56 mil dólares) no leilão de cinco umidificadores de charutos. A venda marcou a primeira vez em nove anos que os famosos puros não estavam assinados pelo convalescente líder Fidel Castro, afastado do poder por uma doença não revelada. Umidificadores são caixas que conservam a qualidade dos charutos.

O leilão aconteceu durante banquete de encerramento do 9º Festival del Habano, na noite da última sexta-feira, que trouxe a Havana mais de 300 vendedores estrangeiros e incondicionais do tabaco cubano.

O dinheiro será destinado ao sistema de saúde cubano, segundo a agência estatal de notícias AIN. “Foram vendidos cinco lotes com puros das famosas marcas H.Upmann, Partagás, Vegas Robaina, Montecristo e Cohiba”, informou a AIN.

O melhor é isto:

A venda marcou a primeira vez em nove anos que os famosos puros não estavam assinados pelo convalescente líder Fidel Castro, afastado do poder por uma doença não revelada.

Deve ser uma doença cuja revelação causa embaraço. Que motivo haveria para não revelar o nome da “febrezinha”? Segurança de estado?

É fácil responder a esta pergunta quando se lembra que os admiradores e serviçais de Fidel Castro são os mesmos que: a) acham Pinochet um monstro e, b) até hoje dizem que a morte de Tancredo Neves foi adiada para fazer dele um mártir, como Tiradentes.

Entendeu?

Claudio
p.s. é, o sistema de saúde cubano tem uma ou outra coisa que, dizem, é melhor que nos EUA. Deve ser. Já todo o resto da economia (e da sociedade) está na era medieval ainda (exceto para turistas e amigos do rei)…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s