Uncategorized

Intolerância

Cláudio Humberto relata:

Intolerância
O estudante Alan Brito, que no debate da Globo fez uma pergunta que Lula não gostou, é alvo de linchamento no Orkut, com quase 14 mil desaforos de militantes petistas que chegam até a ameaçá-lo e à sua família de morte.

Reinaldo Azevedo (e outros) relata:

Petistas que aguardavam Lula em frente ao Palácio da Alvorada agrediram os jornalistas que estavam à porta, fazendo o seu trabalho. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra a imprensa. Um dos democratas agrediu um repórter duas vezes com o mastro da bandeira do partido. Outra jornalista foi empurrada. “Eu prefiro a ditadura do que a imprensa” e “Vamos fechar todos os jornais”, diziam entusiasmados. “Se falar de dossiê, vai levar dossiê na cara”, ameaçava um outro. Ouvido, um representante da Fenaj — Federação Nacional dos Jornalistas — afirmou que isso acontece porque os jornalistas “provocam”.

Para que tanta provocação? Para quem foi ao segundo turno sem esperar, após um ano de escândalos e com gente pega com dólares “inexplicáveis”, o mínimo que se poderia esperar era um pouco mais de humildade.

E ainda tem isto:

Como já se informou aqui, um jornalista foi agredido com o mastro de uma bandeira do PT. “Tem alguém da Veja por aí?”, perguntavam, como se estivessem caçando pessoas. Na frase mais significativa do dia, afirmou um deles: “A ditadura era melhor do que a imprensa, eles matavam com baionetas, vocês matam com a língua”. E pediam o fechamento dos jornais. O PT ficou chocado com isso, certo? Ah, Marco Aurélio Garcia, presidente da legenda, criticou, claro, os atos de violência. Mas gastou a maior parte do tempo atacando a imprensa, que apanhara havia pouco.

No meu artigo desta semana na Veja, digo que faz 26 anos que o sistema político tenta civilizar o canibalismo petista. Não adianta. Escrevam: eles vão querer alguma forma de censura. Vão tentar nem que seja a econômica. Vão estimular grupos de pressão a se comportar como horda. O trabalho já começou. Garcia cobra “da imprensa” um desmentido sobre o mensalão. Segundo ele, o PT fez apenas caixa dois. Ele deveria perguntar por que Valdemar da Costa Neto renunciou. Confessou ter recebido R$ 10 milhões do PT. Ok, não foi em parcelas. A compra se fez de uma vez só. E em dinheiro vivo. Ele deveria cobrar ainda uma autocrítica do procurador geral da República.

Auto-reflexão?

Censura à internet, em breve…

Claudio

Anúncios

5 comentários em “Intolerância

  1. Ou seja, não importam os fatos, você não tem opinião sobre a porrada nos jornalistas, mas acha o Reinaldo chato.

    Continuo sem sabe o que você pensa sobre a intolerância já que você manifestou apenas seu pouco apreço ao Reinaldo.

  2. acho errado dar porrada nos jornalistas. acho que ninguém devia dar porrada neles, embora algumas vezes dê muita vontade… inclusive sou casado com uma e nunca bati nela

    achei errada a postura da veja, que achei muitas vezes panfletária e intencionalmente desinformante nesta campanha eleitoral

    acho errado sua frase de que eu não tenho opinião sobre a porrada dos jornalistas, já que as duas primeiras linhas do meu primeiro comentário deste post que condena a censura da imprensa que ocorre em MG, portanto expressa bem minha opinião sobre o assunto

    e vc? o que acha dos links do meu primeiro comentário a este post?

  3. “Os deputados Raul Jungmann (PPS-PE) e Fernando Gabeira (PV-RJ) divulgaram nota ontem, afirmando que a liberdade de imprensa e expressão no Brasil está ameaçada por uma série de pequenos fatos.
    http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/arquivos/2006_10_29_reinaldoazevedo_archive.html#116245453567669681

    Pode achar a postura da Veja errada, meu caro. Agora, censurá-la não pode. Nem controlá-la com conselhões. E nem falar como falam alguns autoritários do governo. Se não gosta da Veja, não a compre. Ponto. E, bem, Gabeira e Jungmann estao certíssimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s