Uncategorized

Blogs

O falecido (na net) SSoB era um defensor da moderação dos comentários. Ele e mais um monte de gente. E eu também. Por isto este blog tem um sistema de comentários moderados. Já vi gente ser muito mais do que mal educada em comentários.

Eu falei em SSoB? Sim. SS não curtia muito Reinaldo Azevedo. Mas ambos e eu temos uma coisa em comum: isto.

Acho que o trecho abaixo resume o ponto essencial do argumento da moderação.

André Gide tem uma frase interessante — que não vai entre aspas porque reproduzo apenas o sentido: não permitirei que outros, em nome dos seus princípios (ou falta deles), me neguem o que eu jamais lhes negaria em nome dos meus. Entenderam? Se vai entrar na minha casa, não vai me xingar. Afinal, nem mesmo posso dar uma muqueta no nariz do cretino. Isso não impede que o petralhismo possa me ler. Mas vai ficar quietinho, como um cão tolerado pela gerência. Ou aprender a debater sobre duas patas. Sei que assim não ganho adeptos para as minhas supostas causas. Não sou pastor de ovelhas, de almas ou de metáforas.

É assim mesmo. Não é fácil quando você encontra gente caninamente treinada para fazer comentários viesados na rede. Ou politicamente “brainwashed”.

Claudio

Um comentário em “Blogs

  1. É como dizem: no Brasil até o passado é incerto.

    Não é bem verdade, Claudio, dizer que o SSoB era um defensor da moderação nos comentários. O SSoB nunca teve um sistema de moderação de comentários, de fato. Houve um raro momento na vida do SSoB (dois anos, acho eu) em que bloqueei alguns IP´s (na sua maioria de spammers), mas nossos trolls de estimação, que eram muitos, sempre foram moderados na base da porrada.

    Grosso, Miguel de Cervantes, Alexandre, entre outros menos votados, sentiram o peso da minha mão. Mas a moderação sempre foi, digamos, “artesanal”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s