Uncategorized

Respostas inteligentes para perguntas do dia-a-dia

Você é também daqueles que acham que:

1. O mundo é injusto, desigual, arbitrário e violento e está baseado, não na solidariedade entre os povos, mas nas relações de força e na prepotência dos poderosos?

2. O Brasil está situado na periferia, por razões históricas e estruturais, estando, portanto, condenado a uma situação de dependência em relação às poderosas nações centrais?

3. A dominação econômica das empresas multinacionais atua como obstáculo para nossa independência tecnológica e se reflete em relações desiguais na balança tecnológica?

4. O Brasil não consegue exportar devido ao protecionismo dos países ricos, que protegem seus setores estratégicos ou sensíveis, e nós deveríamos fazer o mesmo?

5. O multilateralismo e os agrupamentos regionais representam nossa melhor defesa no plano mundial e por isso precisamos atuar mediante grupos de países (G-77, Mercosul, G-20 etc.)?

6. Devemos reforçar os laços com os grandes países em desenvolvimento (China, Índia) e com os da América do Sul, com os quais devemos lutar para mudar a geografia comercial do mundo?

7. Só podemos abrir nossa economia e liberalizar o comércio na base da estrita barganha recíproca e com o oferecimento de concessões equivalentes e substantivas?

8. Os capitais voláteis são responsáveis pela desestabilização de nossas contas externas e por isso devem ser estritamente controlados?

9. Os tratados internacionais devem ser sempre recíprocos e respeitadores de nossa soberania e autonomia nacional?

10. A globalização acentua as desigualdades dentro e entre as nações e que por isso o Brasil deveria evitar uma abertura excessiva à economia mundial?

11. Processos de liberalização entre parceiros muito desiguais beneficiam principalmente os mais poderosos, por isso devemos primeiro corrigir assimetrias estruturais?
etc., etc., etc…

Então leia o resto desta excelente peça de pensamento crítico. E olha que é só a primeira parte.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s