I. Prelúdio
Imagine que você estimou uma regressão, digamos, do tipo C = a + bY, onde a e b são parâmetros, C = consumo do país no ano t e Y = renda nacional no ano t. Digamos que você encontrou um valor para b de 0.5. Então, pode dizer que a propensão marginal a consumir, dos indivíduos, é 0.5?
Não.
Trata-se do problema de tentar inferir o comportamento através de relações agregadas, um problema estatístico conhecido como falácia ecológica.
O tópico é oriundo da Estatística e é um perigo para desavisados, sejam eles economistas ou não.
II. Breve Comentário
Você, aluno de economia, o que acha disto? Lembre-se que a relação entre teoria e teste de hipóteses é uma que requer um certo isomorfismo entre seus conceitos teóricos e as variáveis que você escolheu para representá-los.
Agora, veja, se você usa dados agregados para inferir sobre o comportamento individual, deve tomar muito cuidado. É verdade que para um trabalho de curso, você pode, em boa parte dos casos, fazer a regressão, dizer que sabe do risco de estar cometendo a falácia, e, mesmo assim, concluir. Mas, note bem, o problema prevalece.
A forma de se escapar disto é usar microdados (dados da POF, PNAD, etc). Ou então analisar seus resultados conforme a base de dados utilizada (no caso acima: o consumo agregado e a renda agregada).
Em Economia, se você tem em mãos um livro mais avançado como o “Microeconomic Analysis” de Hal Varian, existe um tópico chamado “problema da agregação”, comum na passagem entre a função consumo microeconômica para a agregada. E não é um problema trivial. Dê uma lida rápida no capítulo para ver as condições teóricas que você precisa cumprir para a agregação.
Não custa nada atentar para estes problemas, mesmo que eles sejam de difícil resolução.
Sobre isomorfismo, teoria e mundo empírico, ver ocapítulo 2 do livro de Psicometria do Pasquali, ou a parte I do livro de Técnicas de Pesquisa em Economia do Duilio Ávila Berni.
Claudio
Olá, gostaria de saber o que é falácia ecológia, sazonalidade e vulnerabilidade a viés quando se trata da Epidemiologia.
Juliana,….eu também. Você deveria perguntar a alguém da área de Epidemiologia.
Ola gostaria de saber o que são falácias económicas? os tipos como a falácia da composição, falácia da divisão e a falácia post hoc