A Falácia Ecológica (uma breve aula de metodologia científica em Economia)

I. Prelúdio

Imagine que você estimou uma regressão, digamos, do tipo C = a + bY, onde a e b são parâmetros, C = consumo do país no ano t e Y = renda nacional no ano t. Digamos que você encontrou um valor para b de 0.5. Então, pode dizer que a propensão marginal a consumir, dos indivíduos, é 0.5?

Não.

Trata-se do problema de tentar inferir o comportamento através de relações agregadas, um problema estatístico conhecido como falácia ecológica.

O tópico é oriundo da Estatística e é um perigo para desavisados, sejam eles economistas ou não.

II. Breve Comentário

Você, aluno de economia, o que acha disto? Lembre-se que a relação entre teoria e teste de hipóteses é uma que requer um certo isomorfismo entre seus conceitos teóricos e as variáveis que você escolheu para representá-los.

Agora, veja, se você usa dados agregados para inferir sobre o comportamento individual, deve tomar muito cuidado. É verdade que para um trabalho de curso, você pode, em boa parte dos casos, fazer a regressão, dizer que sabe do risco de estar cometendo a falácia, e, mesmo assim, concluir. Mas, note bem, o problema prevalece.

A forma de se escapar disto é usar microdados (dados da POF, PNAD, etc). Ou então analisar seus resultados conforme a base de dados utilizada (no caso acima: o consumo agregado e a renda agregada).

Em Economia, se você tem em mãos um livro mais avançado como o “Microeconomic Analysis” de Hal Varian, existe um tópico chamado “problema da agregação”, comum na passagem entre a função consumo microeconômica para a agregada. E não é um problema trivial. Dê uma lida rápida no capítulo para ver as condições teóricas que você precisa cumprir para a agregação.

Não custa nada atentar para estes problemas, mesmo que eles sejam de difícil resolução.

Sobre isomorfismo, teoria e mundo empírico, ver ocapítulo 2 do livro de Psicometria do Pasquali, ou a parte I do livro de Técnicas de Pesquisa em Economia do Duilio Ávila Berni.

Claudio

Anúncios

3 respostas em “A Falácia Ecológica (uma breve aula de metodologia científica em Economia)

  1. Ola gostaria de saber o que são falácias económicas? os tipos como a falácia da composição, falácia da divisão e a falácia post hoc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s