Uncategorized

Notas da ilha I

– É um inferno abrir conta no banco por aqui. Você precisa de uma conta de luz ou telefone com seu nome e endereço. O problema é que eu vivo em uma casa de estudante e todas as contas estão incluidas. E eles não aceitam uma declaração da universidade. Um gerente chegou a me dizer: “Peça uma carteira de motorista provisória. Custa barato, vem com endereço e você não precisa passar no exame…”. Qual a razão? Sei lá, deve ser a herança ibérica. (Falando sério, deve ter qualquer relação com a regulamentação ou menor competição bancária. Mesmo assim, parece que fora de Londres o pessoal é mais relaxado. Em Cambridge, em 2002, foi moleza).
– Dá para sentir os efeitos das importações chinesas. Toda a quinquilharia manufaturada caiu de preço desde 2002. Uma chaleira elétrica, por exemplo, custa a metade do que no passado. Continua sendo um lugar caríssimo: os meus custos de moradia são 3 o que eu pagava em POA para viver em um lugar 5 vezes menor do que meu apartamento anterior (acreditem: é bem menor do que a foto sugere). Von Thünen e cia seguem valendo.
– Ainda me espanta a preocupação com segurança por aqui. A atenciosa secretária do Instituto, depois me mostrar aonde vai ser a minha sala, deu longuíssimas explicações sobre os procedimentos em caso de incêndio. Faltava só dizer: “Caso os nazistas ataquem, fuja para o abrigo anti-aéreo até as bombas voadoras pararem de cair”.
– No mais, a vida está começando a entrar nos eixos. O estômago já diminuiu de tamanho e se acostumou a nova dieta restrita, as papilas gustativas foram desligadas e a definição de dia ensolarado já mudou. Já-já vai dar para começar a trabalhar para valer.

Leo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s