Uncategorized

Xenófobos na berlinda

Sempre chamo a atenção aqui para a sandice que é a xenofobia. Coisas do tipo: “o petróleo é nosso”.

Uma lenda que circula entre (alguns) meios acadêmicos é a de que o Brasil (nunca dizem quem, é sempre “o Brasil”) tem de adotar um modelo “alternativo” (ignorando anos de intercâmbio entre experiências distintas) como o, digamos, coreano (antes era o japonês, mas o desencanto da recessão afetou algum neurônio dos xenófobos).

Dizem: “olha, que legal. No Japão (na Coréia), um corrupto, quando é pego, pede desculpas na TV e entrega o cargo”.

Nunca ninguém se pergunta: “e entregou o dinheiro de volta”?

Bom, eis aqui uma ótima para este pessoal:

– A justiça sul-coreana condenou dois ex-funcionários da LG Electronics, que mudaram para a concorrente Pantech, por vazamento de informações. Identificados simplesmente como Kim e Gu, os dois foram sentenciados a uma pena de 10 meses por vazar segredos industriais da LG na sua ida para a Pantech (as duas empresas fabricam celulares).

Os suspeitos foram condenados quando foram encontradas detalhes técnicos da LG em seus computadores na Pantech, violando as regras da LG quanto ao vazamento de informações confidenciais para competidores diretos.

O caso chamou a atenção não pelo roubo de segredos entre competidores, mas por ser a primeira vez em que isso acontece entre duas empresas coreanas.

Presta atenção, leitor, no último parágrafo. O mais correto seria dizer: “a primeira vez em que descobrem que isso acontece…”. Corrupção não é um privilégio do brasileiro, mesmo que este seja o “melhor do Brasil”. Na Coréia do Sul também existe espionagem industrial.

Ao invés de importarmos o “modelo econômico”, deveríamos importar as instituições que geram mais mercado e menos corrupção. Independentemente de onde venham elas.

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s